Saturday, April 22, 2006

Filosofia de vida num court

Lembro-me de ter ido jogar ténis. Estava lá o P. e o T..
Sempre adorei jogar com o P. que é o meu professor de ténis e um grande amigo, não gostava nada de jogar com o T..
O T. jogava muito bem para a idade, tinha um toque de bola de fazer inveja a muito jogador de ténis e conseguia, quando se concentrava, colocar a bola em qualquer ponto do court.
Levei uma “bicicleta” sem saber como nem porquê. As bolas passavam por mim como se eu não estivesse lá. Fartei-me de correr porque ora era à direita, ora era à esquerda.
No fim disto o P. chamou-nos e estava com um ar muito irritado. Achei que era comigo, de facto não fora um adversário nada bom, tinha a pancada inconstante, estava com falta de ritmo.
Perguntou – “O quê que aprendeste com o jogo de hoje?”
Não tinha percebido que a pergunta não era para mim e respondi – “Não posso poisar os calcanhares, tenho que ser mais rápido sobre a bola, não devo abrir as diagonais…”.
Mandou-me calar e disse: “Agora T., o que é que aprendeste?”
Não obteve resposta e fez um esgar de profunda irritação, enumerou aspectos do jogo do T. que não tinha gostado e que queria que melhorassem.
No fim acrescentou: “O Luís não joga nem metade daquilo que tu jogas mas aprendeu alguma coisa contigo, tu devias ter aprendido alguma coisa com ele. Aprendemos sempre com todas as pessoas com que jogamos, quer sejamos melhores que eles ou não.”

Transpondo para os restantes aspectos da vida, acho que aprendemos sempre com as pessoas com as quais nos cruzamos. Podemos concordar com elas ou não, mas aprendemos. Compete-nos ter a “humildade” de perceber que podemos sempre aprender e melhorar.
Ser-se assertivo e marcar as nossas posições não é uma falta de respeito para com os outros. A nossa afirmação não pode ser feita pedindo desculpa por cada opinião que temos.

3 Comments:

Blogger inBluesY said...

gosto mesmo dos teus temas, humildade é daqueles sss que fazem toda a diferença, em qualquer relação seja de trabalho seja nas outras, quanto ao ser assertivo algo esquecido hoje em dia não !? e que tanta falta faz na nossa sociedade.

um bj

April 23, 2006 12:10 PM  
Blogger João Magriço said...

Tu és bem melhor q eu e farto-me de aprender coisas ctg. Espero q de vez em qd tb aprendas alguma coisa cmg...
Um grd abraço e obrigado pela tua humildade

April 26, 2006 12:47 PM  
Blogger Luis said...

Oh seu marmanjo,
Não sou melhor que ninguém.
Quanto a ti, considero-te o meu melhor amigo o que acho diz tudo.

Um enorme abraço ;)

April 26, 2006 9:40 PM  

Post a Comment

<< Home