Friday, November 11, 2005

Sobre as Presidenciais IV

Já com uns dias de atraso refiro a entrevista a Manuel Alegre que não consegui ver senão um breve resumo.
Pareceu-me muito mais tranquilo que todos os outros candidatos até ao momento, recusando a ideia de que com Cavaco Silva a democracia corria risco, destacando-se da sua “herança” do 25 de Abril dizendo que o que se tinha assegurado estava garantido qualquer que fosse a pessoa eleita como presidente.
Gostei sobretudo de o ver afastar a hipótese de presidencialização do regime, afirmando que para tal seria necessário uma alteração à actual constituição e isso dependia da Assembleia da Republica e não do Presidente.
Curiosa a sua atitude face aos “ataques” da candidatura rival de Mário Soares – “estar à frente de Mário Soares nas sondagens não é pecado…”
Quando lhe perguntaram porque não queria Cavaco como Presidente a resposta foi desarmante – “Porque é muito melhor como Primeiro-Ministro, ninguém imagina que ele vá assistir às reuniões do Governo e esteja calado sem tentar intervir pois não? É sobretudo um homem de acção.”
Gostei daquilo que vi (pouco bem sei) e caso haja segunda volta creio que será ele quem representará a “esquerda”. Se assim for, quero ver como é que o Partido Socialista o vai apoiar depois de tudo aquilo que se passou até aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home