Monday, April 24, 2006

Zingarelhos

Hoje é normal ter-se telemóvel e leitor de MP3 ou Diskman.

Sou um enorme adepto do MP3, permite-me levar a música para qualquer lugar ouvi-la quando quero e assim alhear-me da realidade que me rodeia.

Tem vantagens porque as pessoas assumem que, ao termos os auscultadores nos ouvidos estamos com o aparelho ligado e aos altos berros.
Funciona como um destrava línguas, como acham que não ouvimos falam mais à-vontade. Ganha-se informação e percebe-se melhor o que é que algumas pessoas de facto pensam.

O telemóvel para além de aproximar mais as pessoas e permitir falar com aquela pessoa específica a qualquer hora do dia ou da noite em quase todo mundo, tem alguns inconvenientes.

Saber desligar o telemóvel parece que se transformou numa arte que poucos dominam. Hoje liguei a uma pessoa que, pela voz e pela respiração não foi difícil perceber que não era mesmo a altura ideal para atender. Já não foi a primeira vez que isto me aconteceu (embora com pessoas diferentes).

Isto tem qualquer coisa de profundamente errado. É como se num momento supostamente intimo e apenas a dois, o telemóvel assegurasse uma ligação a todo o mundo exterior. É como se as pessoas não se dessem por inteiro ou então, dão-se mas com a segurança de não “desligar” o restante mundo.

Tive que ouvir: “Não é boa altura!” claro está que a resposta foi: “E se desligasses não? Assim não caía em má altura…”

3 Comments:

Blogger inBluesY said...

estranho pq isso dos auscultadores é tal e qual assim, e digo estranho pq faço exactamente o mesmo, nem sempre tenho o som ligado ou não, mas assim mantenho aquele sossego ou oiço um pouco mais.

quanto ao tm, rsrsrs sem comentários mas vive-se numa dependência doentia.

April 25, 2006 11:03 AM  
Blogger João Magriço said...

Concordo ctg em relação ao tm, m prefiro tirar o som. Ao menos ficamos c o registo de quem nos ligou e percebemos pela pessoa se é importante ou não. E do memso modo n nos incomoda. Eu detesto aquelas pessoas q têm tlm, m está sempre desligado... ou têm ou não. Qt ao MP3, eu q não uso dessas coisas n t entendo, percebo a necessidade de algum silêncio de vez em qd, m às vezes é anti-social... Ainda bem q nunca fizeste isso cmg.

April 26, 2006 12:56 PM  
Blogger Joanissima said...

Sou fã de mp3 há relativamente pouco tempo. Mas gosto de estar no meu mundo, à parte, longe de todos os tipos de ruído á minha volta. Nem que sejam os gritos da solidão.

Já em relação ao telemóvel, confesso-me um bocadinho "agarrada". Mas o botão "on/off" é precioso em muiitas ocasiões. até porque, quem não quer ser incomodado, desliga o telemóvel...

Um grande beijo.

April 26, 2006 12:59 PM  

Post a Comment

<< Home