Wednesday, May 04, 2005

Lágrimas

Hoje na minha universidade vi uma rapariga discutir com um rapaz e acabar lavada em lágrimas. Decidiu esconder-se para que não foste vista e acabou fechada na casa de banho durante um bom bocado.
Não percebo, como nunca percebi, porque é que as lágrimas têm que ser escondidas e muito menos ainda, consigo friamente perceber como é que nos magoamos tanto uns aos outros.
Disse friamente porque quando estou mais cansado ou envolvido de alguma forma com outras pessoas percebo que se chore.
Não sou daqueles que dizem que um homem não chora, porque choramos e às vezes mesmo muito. Já chorei por desaires amorosos, pela enorme frustração de querer mudar a minha vida e não conseguir, pelo simples facto de achar que um amigo ou amiga não se protegeu como devia e que está a sofrer (sofrer das múltiplas formas que se pode sofrer). Mas também já chorei de alegria…
Não percebo porque é que nos magoamos assim.
Quando gostamos de uma pessoa, e ela não corresponde é óbvio que isso nos dói por muito que tenhamos o desplante de dizer que não.
Quando os afectos entram (e acabam sempre por entrar) aparecem as expectativas e com elas as ilusões que quando não são correspondidas se transformam em mágoas que nos deixam marcas profundas e que mais tarde numa discussão nós atiramos friamente, quase com desprezo por forma a magoar o outro e assim contabilizar “um ponto a nosso favor”.
Os afectos são essenciais não haja duvida mas acabam por retirar o discernimento que temos quando estamos calmos e sem aquela ânsia de dizer algo que mexa com o outro e que ao mesmo tempo seja aquilo que o outro “quer ouvir”.
Quando gostamos de alguém, transcendemo-nos, transfiguramo-nos parece que tudo é diferente, os minutos que estamos com essa pessoa parecem que se evaporam e os minutos que estamos afastados ou sem noticias parecem meses intermináveis. O Amor é talvez o relógio mais enganador que há.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

estar no "modo" de afecto nao correspondido, ou simplesmente de teor muito desigual, é das maneiras de viver que mais exausta.. pode chegar a um ponto em que "vale tudo". com todas as consequencias que acarreta.

ser magoado acaba por ser inevitavel pq ninguem consegue ler mentes. mesmo que se tenha a melhor das intençoes! vingarmo-nos é q é (ou devia ser) evitável..

May 04, 2005 10:18 PM  
Blogger Salta Pocinhas said...

Talvez as pessoas escondam as lágrimas como tentativa de esconderem os sentimentos... Porque ainda há pessoas que se envergonham do que sentem; e outras que não gostam de partilhar tristezas. O pior é que no fim só resta o vazio...

May 05, 2005 11:01 AM  
Blogger Adriano said...

Concordo contigo salta pocinhas.

Dizem que os homens não choram mas eu choro, quer por momentos de alegria quer por momentos de profunda tristeza e nestes sim, eu escondo as lágrimas pra que mninguém veja que a tristeza se apoderou de mim.
Vergonha não, não percebo como há pessoas que se envergonham dos seus sentimentos, afinal (penso eu) é das coisas mais puras e mais "nossas" que podemos dar a alguém.
E é como dizes salta pocinhas, no fim só nos resta o vazio!!

May 05, 2005 2:59 PM  
Blogger Adriano said...

Ah, Luís obrigado pelo teu comentário no Blog. Já te adicionei

May 05, 2005 3:00 PM  

Post a Comment

<< Home