Thursday, April 12, 2007

Enfrentar o desconhecido*

Não há nada que assuste mais do que enfrentar algo que desconhecemos.

Desconhecer o que temos pela frente implica que não sabemos “a priori” o que fazer, como nos defender.

Há sempre duas estratégias possíveis:

A da “partilha alargada” em que vamos à procura de apoio nos outros – além da família – os amigos, as pessoas que conhecemos mais ou menos bem e pessoas que achamos cristalizam o conhecimento que necessitamos.

Ou

O não dizer nada para não preocupar os outros e de certa forma ter a esperança de que se apercebam que precisamos de algum tipo de ajuda.

Raramente falo das coisas que me afligem. Há sempre outros assuntos que podem ser tema de conversa, não é preciso pôr um anúncio no jornal.

Confesso que tenho uma certa dificuldade em partilhar as coisas desagradáveis. Se o outro já está preocupado com a sua vida, com os seus problemas para quê sobrecarregá-lo? E no entanto parece que isso só serve para me trazer críticas e para que me apontem defeitos. Será que não são capazes de me ler na cara ou no olhar?


"Message in a Bottle" - The Police

1 Comments:

Blogger CaCo said...

Ou na escrita... também estás a precisar de colinho?

April 13, 2007 7:01 PM  

Post a Comment

<< Home