Sunday, December 18, 2005

Concrete Sanity

"Quando é necessário dimensionar um pilar de betão armado, tem-se que determinar a armadura (número, diâmetro e espaçamentos dos varões de aço) necessária a usar de modo a verificar a segurança.

Usa-se betão armado porque o betão simples tem muito pouca resistência à tracção. Como o aço tem uma boa resistência à tracção, combinando os dois materiais obtém-se um material composto que resiste muito melhor aos diferentes tipos de esforços (compressão e tracção), sempre dentro de certos limites.

Num pilar temos de ter especial atenção à torção e à flexão composta e, para controlar ambas, usam-se dois tipos de armadura: a longitudinal e a transversal. A primeira permite que o pilar resista aos esforços normais. A segunda é igualmente importante: comprime o betão (aumentando ligeiramente a sua resistência); impede a encurvadura dos varões longitudinais (especialmente importante durante sismos); mantém as armaduras longitudinais no lugar durante a montagem e betonagem; resistem ao esforço transverso.

Nós funcionamos como um pilar. A nossa pessoa, a nossa personalidade é o betão. Os nossos valores são as armaduras longitudinais – ajudam-nos a suportar os esforços adversos a que somos sujeitos pela vida. Os nossos Amigos são as cintas – permitem que os nossos valores não “saiam” de sítio e ajudam-nos a não descambar, principalmente quando a vida nos dá uns abanões sem aviso. Depois ainda há os amigos, esses são os varões construtivos. Não são tidos em conta no cálculo da resistência, mas são os que garantem que não é ultrapassado o espaço máximo entre varões, o que a acontecer criaria pontos fracos, onde a resistência seria menor e onde mais facilmente se daria a rotura.

Há uma relação entre a armadura longitudinal e o betão e é forjada através de diferentes parâmetros. E a armadura transversal é calculada através da análise da armadura longitudinal. No fim, as três estão relacionadas.

Também há uma relação entre os nossos valores e nós próprios. E entre os nossos Amigos e os nossos valores. No fim, os nossos Amigos estão relacionados connosco, embora isso não queira dizer que todos tenham de ser parecidos, mas apenas que todos contribuem para que possamos enfrentar a vida.

Para garantir a durabilidade de um elemento de betão armado é necessário ter muito cuidado com o meio ambiente e a sua estabilidade. Variações extremas de parâmetros (humidade, temperatura, etc.) podem provocar a degradação do betão e/ou do aço. Quando o recobrimento (o betão que “envolve” as armaduras) deixa de isolar os varões, corre-se o risco de o meio ambiente os corroer e, consequentemente, ter uma diminuição da capacidade resistente.

Também é necessário que tomemos conta dos nossos valores, de nós mesmos e dos nossos Amigos. Nem sempre é fácil, mas não podemos deixar que as adversidades do meio que nos rodeia nos degradem a ponto de pôr em risco a nossa própria estabilidade.

Nota final: quando se dimensiona betão armado (e não só) consideram-se combinações de esforços desfavoráveis. Porquê? Muito simples: caso um elemento seja sujeito a uma combinação rara de esforços temos uma probabilidade razoável de ele ainda assim resistir. É a chamada capacidade resistente de reserva.


Nós também temos a nossa capacidade resistente de reserva. Descobrimo-la quando, apesar de haver uma conjunção de coisas menos boas na vida, conseguimos resistir-lhe e continuar a lutar.

by Just Me"
P.S. - Num raro acontecimento, fica aqui um contributo "tecniano" para este espaço...

8 Comments:

Blogger Maríita said...

Olá Just Me,

Gosto muito da tua ideia de "Concrete Sanity", confesso que levo algum tempo a perceber todas as vossas definições de Betão, mas gosto da comparação.

Beijinhos

December 20, 2005 1:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sim, falta ai o coeficiente C que em eng civil se usa muito!!!
- o coeficiente Cagaço...

December 20, 2005 7:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

O coeficiente C parece ser o que tu estás a demonstrar ter ao não te identificares.

A segurança que deve estar associada à construção de qualquer estrutura. Não me digas que também és contra a existência de um plano nacional de vacinas para as crianças até aos 13 anos... Afinal de contas também podes considerar essa precaução como "cagaço".

Da próxima vez que quiseres fazer uma crítica, tenta ao menos que seja construtiva.

December 21, 2005 12:45 AM  
Blogger João Magriço said...

Construtiva é um bom termo quando se fala de betão :-p

Just me, adorei o teu comentário, mas cuidado, acho que estás a passar demasiado tempo no técnico... e quanto ao coeficiente C, esse está incluído no cálculo de cada uma das armaduras, e no seguimento do texto, penso que se poderá comparar à Compreensão que temos de ter qd os nossos amigos erram, ao Cuidado em peservar os nossos valores e ao Coração que gere as nossas acções.
Até que ficou bonito...

Ah, e calma com os comentários, isto é suposto ser divertido... apesar de me estar a divertir imenso a ler os vossos atritos (mais um termo de física aplicado na vida real...)

December 23, 2005 1:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ainda bem que se inserem nos calculos que fazem... é por essas e por outras que existiram alguns desastres com pontes e estruturas mal dimensionadas... Pronto, foi um factor C muito baixo ou então respeitaram apenas os calculos... Não ganhem prática, não...

December 25, 2005 3:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Atritos?? Os "pedreiros" é que andam praqui a falar de coisas que não interessam a ninguém e a interligar o k não se liga... "Concrete Sanity", o que eu vi aqui foi um estado de Concrete Insanity...

December 25, 2005 3:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Como em todas as profissões existem bons e maus profissionais!
São "pedreiros" mas sem eles onde é que vivias, por que pontes passavas??
Críticas sem fundamentação, acho que todos dispensamos.

December 26, 2005 1:04 PM  
Blogger João Magriço said...

Meu caro, as pontes caem não por má dimensionamento, mas sim por falta e má manutenção. Porque se fosse por mau dimensionamento a ponte não aguentava um mês de pé.

Ah, e qt a concrete insanity, o dono deste blog é um pedreiro, por isso se não quiseres ler coisas técnicas tens toda a liberdade de não voltar.

December 29, 2005 11:22 AM  

Post a Comment

<< Home