Sunday, October 02, 2005

Amizade

Meus queridos,

Nestes meus devaneios solitários, gostaria de perguntar-vos o que é a amizade?

Ajudem-me S.F.F.

10 Comments:

Blogger João Magriço said...

citando a Rita Lee: "Amor sem sexo, é amizade". Nada como uma coisa parva para animar o pessoal :-p

Não te sei defenir a amizade, mas poderia recorrer aos teus posts sobre a solidão para definir um amigo. A defenição da Rita Lee pode servir para uma amizade com o sexo oposto, mas a Amizade vai muito para além disso. Agora o que é, tenho umas ideias, mas vou esperar pela reposta de outros.

October 02, 2005 11:04 PM  
Blogger Scott said...

Se houvesse uma boa definição seria simples consultar o dicionário, não seria? Bem, um professor meu disse há tempos atrás que a melhor maneira de saber o que é um amigo é ser-se amigo aos outros. Desde então estou sempre menos desiludido com os amigos.

October 03, 2005 7:36 PM  
Blogger Maríita said...

Sabes Compota, a amizade pode existir mesmo com sexo (detesto descrever algo tão bonito de maneira tão vulgar) e claro, para mim é com o sexo oposto...

Tenho tido tantas e tantas desilusões ultimamente que começo a duvidar dos meus princípios... talvez me tenha dado com as pessoas erradas, só espero que quando tudo isto acabar, eu mantenha a minha integridade e conserve a minha doçura. Detestaria passar a ser uma pessoa hipócrita e amarga. Se isso acontecer tenho a certeza que poderei contar com alguns de vocês para me chamarem a atenção.

October 03, 2005 10:04 PM  
Blogger Maríita said...

Olá Scott,

Confesso que as definições de dicionário não me interessam demasiado, servem como um ponto de partida, mas não gosto de lhes dar demasiada importância, pelo menos não para estas discussões bloguistas...

Não sei qual seria a definição de amigo do teu professor, mas eu tenho sido a melhor amiga possível dos meus amigos, e confesso que salvo raras excepções, sinto uma solidão enorme e pelo menos nesta altura, uma falta de apoio muito grande.

Estou desiludida com os meus supostos amigos, porque não podes esperar que eu seja mesmo amiga de quem, ao solicitar-lhe uma ajuda, me virou as costas.

October 03, 2005 10:09 PM  
Blogger Ginja said...

Amizade é ... estar lá para o que der e vier, mesmo se por vezes te zangas com o teu amigo, ou amiga. É quando sabes que mesmo zangados, se precisares essa pessoa vem, ou vice versa.

October 03, 2005 11:04 PM  
Blogger João Magriço said...

Tal como disse no primeiro comentário, encontrar formas de espressar a amizade é fácil e foi o que vocês fizeram. Agora definir o sentimento, a sua essência é muito mais complicado.
Eu acho que a Amizade é uma forma de Amor. E como tal com todas as suas maneiras de viver ou de estar, e do mesmo modo com os mesmos problemas, mas muito mais simples de ultrapassar, porque na amizade está muito mais presente o perdão e a compreensão. Isto apesar de ser errado é verdade. Através da amizade as pessoas conseguem comprometer-se.
A Amizade é aquele sentimento estranho que nos leva a confiar em alguém de modo que lhe contamos toda a nossa vida, de uma maneira muito mais aberta do que àqueles por quem estamos apaixonados.
No seu estremo, a amizade é amor do mais forte que há, pois é confiança, alegria, conforto, companhia ou simplesmente felicidade.

October 04, 2005 1:47 AM  
Blogger Maríita said...

Compotinha,
Estive a pensar no que escreveste "Eu acho que a Amizade é uma forma de Amor. E como tal com todas as suas maneiras de viver ou de estar, e do mesmo modo com os mesmos problemas, mas muito mais simples de ultrapassar, porque na amizade está muito mais presente o perdão e a compreensão.", realmente temos muito mais compreensão para com os amigos do que para com os namorados (as), porquê? Provavelmente porque em relação ao abjecto amado desejamos a perfeição, queremos que seja como nós imaginámos e não como ele é na realidade. Felizmente, com o passar dos anos, existem algumas coisas que nos irritam no objecto amado, mas que aceitamos como parte integrante dessa personalidade.

"A Amizade é aquele sentimento estranho que nos leva a confiar em alguém de modo que lhe contamos toda a nossa vida, de uma maneira muito mais aberta do que àqueles por quem estamos apaixonados." O único motivo pelo qual a maioria das pessoa não transforma aquela pessoa pela qual está apaixonada no seu melhor amigo, é porque não quer mostrar vulnerabilidade. Com um amigo, depois de momentos de grande partilha e intimidade, podemos regressar ao nosso casulo e afastarmo-nos, às vezes basta um par de dias para acalmar os nossos sentimentos de insegurança. Numa relação a dois, isso é mais difícil, e a sensação de ter ficado diminuido aos olhos do outro é muito grando. As inseguranças todas vêm à superfície, será que este meu defeito é muito importante para a pessoa com quem estou na relação? É que na amizade, ninguém espera a perfeição, espera que esteja lá.

"No seu extremo, a amizade é amor do mais forte que há, pois é confiança, alegria, conforto, companhia ou simplesmente felicidade". Isto é verdade para a amizade, mas não será uma definição do que é o Amor?

NOTA: Perfeição neste contexto, é aquilo que nós tendencialmente achamos que é expectável de nós.

October 04, 2005 10:04 AM  
Blogger João Magriço said...

Então assim me respondes, o Amor é Amizade e a Amizade o Amor. Simplesmente estão a níveis um bocadinho diferentes.
E um grande Amor só resultará se for uma grande Amizade. Sendo assim, porque é que não namoramos os amigos?

October 05, 2005 12:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Compota,
Não namoramos @s amig@s porque eles são mais importantes que @s namorad@s. E entre correr o risco de perder um(a) ou outr@, é "menos mau" perder @ últim@...

October 05, 2005 10:41 AM  
Blogger Maríita said...

Compotinha,
Não namoramos os amigos porque como dizia a "just me" temos medo de perder os amigos e namorados vão e vêm...por outro lado, a mim acontece-me não ver os amigos como pessoas sexuadas, quando os vejo é que a coisa está pior.
No fundo tenho que ser 100% honesta, eu não tive namorados de que não fosse extremamente amiga. E já agora, acredito piamente que se um dia me vier a casar, terei que me casar com alguém de quem seja muito amiga, porque a paixão vai (na maioria dos casos não volta), mas a amizade e o Amor permanecem se bem tratados...
Beijocas

October 05, 2005 3:34 PM  

Post a Comment

<< Home