Saturday, August 20, 2005

Golpe Palaciano

Ontem o engenheiro José Sócrates quando questionado sobre a sua ausência do país enquanto este enfrentava uma devastação fortíssima devido aos fogos florestais respondeu: “Não entendo o porquê de tanta critica… Afinal estava cá o Primeiro-Ministro (referindo-se a António Costa)”
Está explicado, afinal elegemos um mas quem governa é outro.
Deve estar agora um assessor de imagem e pensar em como disfarçar esta gaffe do Primeiro-Ministro…
Ninguém tem vergonha? Assobiam todos ao lado à espera que alguém assuma as responsabilidades?

Queria deixar aqui o meu profundo apoio a Manuel Alegre que, em princípio, após as declarações desastrosas de Mário Soares, se irá candidatar à Presidência da Republica.
Mário Soares terá afirmado que Alegre não tinha apoios e que não representava a esquerda ao que o ultimo tenciona reagir organizando uma candidatura que demonstre a sua força politica e, no meu entender, mostre cabalmente a sua verticalidade politica.
Mário Soares continua a afirmar “O meu amigo Alegre…” – é caso para perguntar “Com amigos assim quem precisa de inimigos?”

5 Comments:

Blogger smile said...

Infelizmente (ou talvez não) ando um pouco afastado das 'notícias' da actualidade provinciana, estou de férias de blogs, noticiários, etc, mas não consigo deixar de dar um pulinho aos blogs que mais gosto de visitar.

Realmente quem ainda dizia que o Soares não estava gagá enganou-se. Será que há alguém neste país que consiga pôr na cabeça desse homem que o seu tempo já passou. É que, a continuar assim, ele vai ter um final de carreira política desastrosa enquanto que se estivesse sossegado na sua cadeirinha de baloiço, teria terminado o seu percurso no auge... Mas enfim, a cabeça do homem já não dá pra mais... Alguém que lhe arranje umas ampolas ou assim... Na minha opinião Manuel Alegre poderá ser um forte candidato às presidenciais (quiçá até mais forte que o próprio Soares) e seria muito interessante se ambos se candidatassem dentro do mesmo espectro político, embora duvide que isso aconteça...

August 20, 2005 11:57 PM  
Blogger smile said...

Quanto ao Sócrates, eu acho que ele já perdeu mesmo a vergonha toda...

August 20, 2005 11:59 PM  
Blogger Luis said...

Olá $mile, espero que estejas a aproveitar as férias e obrigado pelo pulinho ;)

August 21, 2005 8:56 PM  
Blogger Maríita said...

Toranjinha,
Os tres F's, Fado, Fatima e Futebol, fazem parte da nossa cultura e nao os devemos menosprezar, mas devemos sim tentar que as pessoas se interessem pelo mundo que as rodeia e que tenham um bocadinho de espirito critico em relacao aos nossos governantes.
As pessoas que votaram em Socrates acreditaram (e isto torna as coisas ainda mais graves) que as medidas restritivas da Manuela Ferreira Leite iam acabar. Muita gente ainda nao esta consciente de que a nossa politica financeira nao se define em Portugal, ja ha muito tempo que se define em Bruxelas. E, infelizmente, a mediocridade dos nossos politicos tem-se vindo a acentuar de uma maneira assustadora. Nao existem politicos bons em nenhuma parte do mundo, mas aqui tem-se concentrado alguns dos piores que tenho visto. Esta situacao e tanto mais grave quando varre todos os quadrantes politicos, olhamos para a direita e nada e olhamos para a esquerda e nada.
A candidatura de Mario Soares, vacila entre o ridiculo e o confrangedor. E ridiculo ver que ele esta tao convicto de si e da sua importancia que se cree o unico capaz de derrotar Cavaco Silva. Confrangedor porque a ambicao desmedida me da pena. Como e que um homem pode sacrificar a amizade de alguem, so para ascender a um cargo. Nao me parece que Mario Soares viva eternamente e se se tivesse retirado, tinha feito melhor. Manuel Alegre e um homem um bocado radical nalgumas coisas, mas nunca ouvi ninguem dizer que ele tivesse abandonado um amigo.
Enfim, os actos ficam para quem os pratica. E Mario Soares, de a volta que der ao assunto, sai mal de tudo isto.
Mas a questao de fundo continua a ser: "Onde e que estao os politicos capazes?"

August 23, 2005 4:38 PM  
Blogger Maríita said...

Sabes que concordo contigo, mas nao sei ate que ponto com a cultura de banalizacao que se pratica se podera alterar o estado das coisas.
As pessoas nao tem sentido da riqueza que se vive em Portugal mesmo com tantos problemas e porcaria de politicos que temos. Ja viajei um bocadinho e vivi no estrangeiro, regressei a Portugal. Ofereceram-me a possibilidade de ir para fora outra vez, so tinha que participar num concurso publico e aceitar as condicoes do servico (incluindo o passar o resto da minha vida no estrangeiro), fui muito criticada por alguns amigos, mas eu daqui nao saio. Amo Portugal com todas as minhas forcas. Qual America, Austria ou Espanha, aqui os portugueses tem muito para ensinar a todos eles sem excepcao.
Quanto a maneira como tratamos a nossa lingua, basta ver o noticiario para se entender que se a televisao e o maior veiculo da lingua portuguesa, entao os jornalistas deviam ter uma nota minima a portugues para poderem exercer a sua profissao.
Somos uma classe priveligiada? Somos, temos acesso a internet e a outras realidades. O que e que me incomoda nisto? Que se prometam mundos e fundos as pessoas e que as tratem como se fossem estupidas. No plano da Uniao Europeia aprovado por Antonio Guterres na Cimeira de Lisboa, cada escola deveria ter um computador, pelo menos, porque efectivamente "de pequenino se torce o pepino" e seria bem mais facil aprender aos 6 anos a mexer num computador que aos 60. O que e que se passou com este magnifico plano? Nao saiu do papel!
Teremos muitas oportunidades de discutir o que vai mal em Portugal, mas de vez em quando gosto de pensar no que vai bem tambem...
Beijocas,
Maria

August 26, 2005 3:45 PM  

Post a Comment

<< Home