Friday, June 24, 2005

A idade

É curioso como algumas coisas nos fazem pensar.
Uma amiga da minha família, uma senhora com 85 anos, após várias peripécias foi colocada num lar. A senhora está lúcida e capaz mas a família dela não a quer ter que tratar.
Comecei a pensar nisto e fiquei muito triste…
Parece que já não respeitamos os mais velhos, que os vemos como empecilhos e que a melhor solução é colocá-los em lares que mais não são do que depósitos de pessoas onde a morte ronda e espreita.
Não estaremos a esquecer-nos da dignidade? Será isto humano?
Um filósofo grego afirmava que o grau de civilização de um povo se media pela forma como eram tratadas as crianças e as pessoas de idade.
Assim sendo, a nossa sociedade é muito incivilizada…
Não gosto do termo “velhos” nem nunca disse que alguém era “velho” com a conotação negativa que a palavra tem.
Quando eu nasci o meu avô já tinha próximo dos 80 anos e ganhei uma afeição aquele Senhor (e Senhor é o termo certo) que não consigo explicar ou sequer tento.
Nunca me disse o que fazer mas sempre que lhe perguntava alguma coisa lá me dava o seu conselho através de alguma história da sua vida (ou não) para eu interpretar e extrair as minhas conclusões.
Viveu até aos 93 anos e ainda hoje é para mim um exemplo, tinha sempre uma palavra meiga e agradável para todas as pessoas.
Choca-me que nos esqueçamos que os mais velhos têm um saber acumulado e um conhecimento que é inestimável.
Há motivo para querermos perder estas pessoas? Deixá-las para morrer, afastando-as da sociedade quando elas merecem o nosso respeito e podem ajudar-nos dando-nos estabilidade e carinho?
Choca-me!!!
Só posso dizer isto…

4 Comments:

Blogger [_David_] said...

Muitas vezes isso resulta do "conflito de gereações" que existe...e é sempre complicado!

David
www.mylifeisamovie2.blogspot.com

June 24, 2005 1:29 AM  
Blogger Ginja said...

Pois é, acho isso estranho, se a senhora tem família . Mas também depende do lar, será que ela assim não está mais acompanhada ? Sabes se em casa da família ela não estaria mais tempo sozinha ? De qualquer modo, sei que em relação aos meus avós isso jamais aconteceria: se um deles for primeiro, o outro vem cá para casa, isso nem se discute por aqui . E velhos é que eles não são. Bem, o meu avô está um bocado velhote :P ... mas a minha avó com 73 anos é uma miúda !!! Gabs que o diga ...

June 24, 2005 10:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

A ida de um idoso para um Lar não pode ser analisada parcialmente só do lado dos "novos". Há muitos casos em que os "velhos" são "despejados" em lares que nem têm as mínimas condições porque a sua família se quer ver livre deles, mas também há casos em que são eles que preferem ir para um lar quando acham não têm condições para viverem sozinhos.
Já agora, também era bom não esquecer que o Lar ou a casa de familiares não são as únicas opções. Actualmente já há centro de dia onde os idosos se podem encontrar e receber refeições, há instituições que dão apoio domiciliário. Se houver vontade de arranjar uma solução e TODOS* estiverem dispostos a ceder um pouco na sua posição, ela pode ser encontrada. Deve haver um equilíbrio de vontades, não uma imposiçção de qualquer um dos lados (como, infelizmente, muitas vezes acontece, em que os "novos" forçam a sua decisao sobre as pessoas que já não têm tantas forças para "rispostar").
As pessoas "novas" se esquecem que as pessoas mais idosas têm direito à sua privacidade e independência, mas, mais do que isso, que elas têm o direito de escolha porque não estão dementes. Obviamente faço uma ressalva nos casos em que são necessários cuidados médicos e/ou psiquiátricos, mas estes casos não são a regra.


*TODOS porque nestes casos a teimosia das pessoas costuma atingir níveis inacreditavelmente altos...

June 24, 2005 12:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Digo =)

June 24, 2005 1:38 PM  

Post a Comment

<< Home