Thursday, October 19, 2006

Recorrente


Há situações que são recorrentes na nossa vida. Pessoas que passamos a vida a reencontrar como se não conseguíssemos fugir delas, locais aos quais regressamos uma e outra vez na esperança de algo que não sabemos definir.

Se há recorrências que são agradáveis e que nos tornam mais felizes, outras há que são desagradáveis e que gostaríamos de evitar.

Dos encontros desagradáveis que tive ultimamente recordo dois de forma mais viva. Foram duas pessoas que para mim já significaram muito mas que por razões várias a nossa relação ruiu. Olhando para trás ruíram ambas pelo mesmo motivo – mentiras e falsas verdades.

No entanto há outros reencontros que têm sido recorrentes e agradáveis. Um em particular tem sido curioso. Revisitar o espaço de uma pessoa que já não está entre nós mas que deixou um legado que eu julgava compreender e que actualmente, com outros olhos vou percebendo que é um legado cheio de subtilezas e “nuances”. É sem dúvida um legado vasto e rico. Aquilo que mais me custa é não poder falar com a pessoa e lhe perguntar se as minhas novas interpretações são válidas.

Perguntaram-me há dias se estava em fase introspectiva, fiquei a pensar nisso. Não se há fases não introspectivas, e neste momento em que puxei um fio do novelo descobri que há ainda muita linha embaraçada e com nós que tenho que desfazer. Que tenho não porque não sou adepto de obrigações, que quero desfazer.

No entanto é um caminho tranquilo e sereno, ou melhor, já é um caminho sereno.

Como não sei colocar musicas, recorro ao vídeo. Deixo aqui uma música de reencontro, também ela com associações felizes.

"Torna a Surriento" - Mario Lanza

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Nós passamos por várias situações na vida que nos fazem pensar e ver as coisas de maneiras diferentes.
Acho que tem a ver, com a maturidade que vamos adquirindo ao longo da vida :)
eu aos 20 não pensava,como agora aos 30 :))**

October 19, 2006 8:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não sei se é maturidade, mas são transformações...
Tipo aquela pessoa, ou aquele lugar que conhecemos quando pequenos e que achamos imensos e quando revemos não são assim, tão grandes...!
Me acontece o mesmo em relação, geralmente à música e à pessoas da minha relação.

October 19, 2006 8:53 PM  

Post a Comment

<< Home