Thursday, October 12, 2006

Nó Górdio


Quem não conhece a história da célebre “Sala Âmbar” desaparecida no decurso da Segunda Guerra Mundial?

Foi uma das muitas obras de arte roubadas pelos exércitos nazis para abastecerem as colecções de arte alemãs.

O desaparecimento desta sala continua até hoje a ser um mistério, ninguém sabe qual o seu paradeiro. No entanto o governo russo há uns anos atrás empreendeu a tarefa de reproduzir a “Sala Âmbar” recolocando-a tal como era no seu local de sempre.


"Sala Ambar" - São Petersburgo - foto retirada da net

Ora, também eu estou neste momento a refazer alguns dos tesouros que me desapareceram no saque que alguns acontecimentos originaram. A questão é que não me contento em repor, quero acrescentar-lhe mais valias.

E de repente dou por mim de escopro e martelo na mão a cinzelar um enorme bloco tentando como Miguel Ângelo libertar a escultura que lá se encontra, mas mais do que só isso, tentando a cada golpe alcançar a perfeição.

Arrestas ásperas que se devem tornar suaves torneados… Mas no meu caso tenho uma enorme vantagem, não tenho um bloco de mármore, posso avançar e depois desfazer e retomar a lapidação. Tem custos como tudo na vida tudo tem, mas tem um desígnio maior que é o de atingir um desenho que seja para mim confortável.

O conceito da mudança perene com uma constância de valores. A extraordinária contradição entre o que há de mais fundamental e toda uma alteração em busca de algo transcendente que permita uma vida satisfatória.

Vida satisfatória? Aquele em que se vive e não apenas se sobrevive, em que não se entra em concessões dúbias, em que a verticalidade nos permite encarar os desafios.

4 Comments:

Blogger Retalhos said...

Luis,

Gostei muito da analogia bem como da sequente metáfora. No entanto pareceu-me que nessa aspiração depositas uma enorme exigência quando dizes "(...) tentando a cada golpe alcançar a perfeição."; numa primeira fase não será benéfico ir conhecendo a pedra com os seus níveis de sedimentação, os seus pontos de clivagem, as texturas e tonalidades?

Seja como for, se o método utilizado tiver os mesmos níveis de rigor e de adequação das palavras que o descrevem poderás enfrentar a(s) mudança(s) com maior segurança.

October 12, 2006 8:12 AM  
Blogger Luis said...

Olá Retalhos,

OBRIGADO :)

P.S. - Esta é para aí a 4ª ou 5ª tentativa de te responder sem que pareça uma justificação ou um enumerar de coisas. Para que não o seja fica apenas o que está por cima.

October 13, 2006 1:22 AM  
Blogger Retalhos said...

Luis,

Pediram-me para te dar a seguinte sugestão de leitura visto teres escrito sobre a Sala Âmbar:

El salón de ámbar
Matilde Asensi

Pela pesquisa que fiz parece que ainda não existe a tradução para português.


***

October 16, 2006 3:08 PM  
Blogger Luis said...

Obrigado pela sugestão, vou ver se encontro e se espreito ;)

October 16, 2006 6:38 PM  

Post a Comment

<< Home