Thursday, September 15, 2005

Imagens e lembranças

Haverá imagem mais tranquila do que a de alguém a dormir?
Lembro-me daqueles casais de namorados deitados na relva em que um está com a cabeça apoiada nas pernas do outro que lhe faz festinhas no cabelo.
Outra imagem que me marca muito é a do abraço. Não creio que haja forma mais carinhosa de alguém se cumprimentar. Abraçar alguém é transmitir-lhe todo o nosso apoio, é sossegá-la de forma doce.
Lembro-me de quando era pequeno e chuchava no dedo, agarrado à orelha da minha mãe. Parecia que nada me podia afectar se estivesse ao colo dela. Era a sensação mais tranquilizante que havia.
E de ver desenhos animados com o meu avô (primeiro ao colo depois sentado ao lado)? Isso era um espectáculo…
Abri o lábio superior ficando com uma cicatriz porque acreditando que era o super-homem lancei-me já nem me lembro bem de onde ferrando-me numa esquina qualquer cá em casa…
E andar com o carrinho de apoio a chiar pela casa toda “a abrir” controlando aquele fortíssimo bólide?
Não sei porquê mas de repente lembrei-me disto tudo, com uma ternura enorme.
Se às vezes me sinto perdido, é nestes momentos que me reconcilio com todo o mundo. Estão todos a dormir cá em casa e apetece-me chegar ao pé de cada um de vocês e dar-vos um beijo terno e agradecido.
Caturrar – é uma palavra que tem para mim um som tão doce – é aquilo que nós mana fazemos quando estamos sozinhos…
E a mãe a ler os catrapázios de psicanálise e eu ao lado a ler o "Patinho Feio"
A mãe a sair de casa para ir trabalhar e eu a fazer birras enormes que não queria que ela fosse, a chorar e a agarrar-me às pernas dela para que não pudesse andar…
São estas imagens, estas recordações que dão doçura à minha vida. Sempre que tenho medo, lembro-me de tudo isto, de como os obstáculos que para mim, quando era pequeno, eram insuperáveis e agora os supero com toda a facilidade.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Platform shift
We're in the process of rolling out new blogging software that we developed in-house. It replaces Six Apart's Movable Type, which we started using -- originally as just an experiment -- back in April 2003.
Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a home business idea site. It pretty much covers home business idea related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

September 15, 2005 3:07 AM  
Blogger Salta Pocinhas said...

Medo... É tão estranho, não é? Ter medo. Medo do desconhecido, medo de alguém, medo de falhar. Ou medo de ter medo...
Eu tenho medo, muito! Medo de perder a minha filha, de perder aqueles que amo. Não gosto nem de pensar... Mas às vezes, venho no autocarro e zás, lá está o medo, a espicaçar-me, a fazer-me chorar. Parece estúpido não é?
Tenho, decididamente, de comprar uns óculos escuros...
Beijinho grande

September 15, 2005 12:29 PM  
Blogger João Magriço said...

Caro Luís,
os obstáculos mudam com a idade mas o medo de os ultrapassar continua. Agora tens um grande pela frente e vais para Paris pensar como o ultrapassar. Coragem, vais ver q se tentares não vai ser tão difícil. Mas as coisas precisam do seu tempo.
Um grande abraço

September 17, 2005 2:59 PM  

Post a Comment

<< Home