Monday, August 22, 2005

Pergunta

O que é a honra?

3 Comments:

Blogger Salta Pocinhas said...

Nos dias de hoje? É quase uma utopia... Infelizmente!
Queres uma canalização em inox exterior para a troca? Tou capaz de trucidar alguém...
Beijinhos, linda!

August 23, 2005 10:24 AM  
Blogger Unknown said...

Pergunta aos japoneses ;) lol

Tirando as brincadeiras, vamos ao dicionário: "Homenagem, estima e consideração à virtude, ao talento, às qualidades, à boa fama, à reputação imaculada./Sentimento que leva o homem a merecer o acatamento, a reverência, a deferência dos seus semelhantes, e a proceder sempre correctamente pelo respeito de si próprio e paz da sua consciência./Diz-se igualmente do bom nome, da reputação de uma entidade, de uma nação (...)"
Grande Dicionário da Língua Portuguesa, Vol. VI, Amigo do Livro Editores

Bem, não passei tudo porque ao todo era uma página e meia de definições... ufa! Mas parece-me que a noção de honra está intimamente ligada à questão moral: "(...) e a proceder sempre correctamente pelo respeito de si próprio e paz da sua consciência".

Agora, pergunto eu, como pode a noção de honra subsistir numa sociedade em que a moral se tornou totalmente relativa? O relativismo absoluto é incompatível com uma vida regida por princípios morais e, logo, pela noção moral de honra.

August 23, 2005 5:08 PM  
Blogger [_David_] said...

Honra...nos dias que correm, soa a coisa do passado, pq hoje em dia já ninguem tem honra e a honra hoje em dia já não vale nada...

David
www.mylifeisamovie2.blogspot.com

August 23, 2005 10:53 PM  

Post a Comment

<< Home