Thursday, August 04, 2005

O Telemóvel e o Livro

Vinha hoje toda contente para o trabalho, passo o exagero do “toda contente”, quando reparei que ainda antes das nove horas da manhã, já havia muita gente a falar freneticamente ao telemóvel. Este facto não teria nada de extraordinário, não fosse eu estar cheia de sono e a pensar que aquilo era claramente um desperdício de forças e energia.

Desci a avenida em direcção ao metro, e cruzei-me com pessoas que tinham conversas de todos os tipos, desde a conversa de anuir, em que se ouve, ouve, ouve e se diz sim, hum, hum, hum, e conversas mais sérias. Finalmente cheguei à minha estação, invadiu-me uma sensação imediata de alívio. Foi quase instantâneo, podia ouvir unicamente o ruído dos rolamentos da escada rolante, e os semblantes sonolentos dos outros passageiros que me fizeram sentir menos só no meu mau humor matutino.

Entrei no comboio propriamente dito, e olhei com atenção à minha volta. Já estava mais desperta, e reparei que a maioria das pessoas estava a ler. Desde jornais diários e desportivos, a revistas de todos os tipos e livros. Fiquei deveras interessada pelos títulos dos livros ao meu lado, esqueci-me de vos mencionar que sou uma leitora compulsiva, havia quem estivesse a ler “O Profeta”, uma senhora lia os “Cem anos de Solidão”, um senhor estava a ler o nosso amigo Harry Potter com um entusiasmo que eu achei seria pouco característico dos seus quarenta e alguns anos.

E, ainda que não tivesse sequer aberto o meu livro do momento (“Brida” do Paulo Coelho), fiquei entusiasmada a pensar que os portugueses estão a mudar. Quem diria há dez anos que haveria tanta gente a ler no metro? Fiquei extremamente confortada com esta imagem e cheguei ao meu destino, os Restauradores.

Saí do metro e oiço aquele fantástico “Nokia Tune” que me irrita solenemente porque se mete na cabeça e até se ouvir algo decente ecoa, ressoa e chateia. E regressei à realidade. Pergunto-me agora, passadas todas estas horas, se eu não estaria com inveja daquelas pessoas terem alguém a quem telefonar ou alguém que lhes telefonasse às oito e meia da manhã....

4 Comments:

Blogger Salta Pocinhas said...

Epah... eu até te telefonava às oito e meia, mas conheço o teu mau humor matinal, pelo que não arrisco ;)
Mas se quiseres, passo a fazê-lo de bom grado. Era da maneira que punhamos logo a conversa em dia :P
Fammi sapere!
Bacione

August 04, 2005 6:54 PM  
Blogger smile said...

Tb estou a ler 'Brida' do Paulo Coelho. Boa leitura! ;)

August 04, 2005 10:12 PM  
Blogger Maríita said...

Salta pocinhas,
:-) Posso sempre ser mal educada e nao quero criar conflitos contigo porque gosto demasiado de ti.
Beijocas,
Johnny

August 05, 2005 11:08 AM  
Blogger Maríita said...

Ola $mile!
Ontem acabei de ler a "Brida" gostei muito, fez-me lembrar as tradicoes celtas dos equinocios e que apesar dos tempos terem evoluido se continuam a praticar. Assisti a algumas celebracoes na Galiza, mas confesso que me falta a Irlanda e a Escocia.
Quando acabares o livro diz-me o que pensaste, e sempre bom ter com quem comentar estas coisas.

August 05, 2005 11:11 AM  

Post a Comment

<< Home