Saturday, August 06, 2005

Eu e os homens

Em primeiro lugar, deixo uma nota de advertência aos leitores assíduos do “Complicómetro”, antes de postar fosse o que fosse, tive uma longa conversa com o Luís. Assim, sinto-me com total liberdade de escrever o que me apetecer e como já sou grandinha, sou também totalmente responsável pelo que escrevo.

O tema que me proponho hoje tratar, é de certa forma delicado. No fundo é parecido com a minha relação com ele. Tenho maioritariamente amigos homens, trabalho num serviço só com homens, mas em termos de relações afectivas, tenho que confessar que eles deixam muito a desejar. E porquê? Ainda não entendi se nasceram com alguma deficiência mental, genética ou se são deficientes emocionais. Às vezes tenho a sensação que aquilo lá por dentro não funciona muito bem, mas já lá vamos.

Comecemos pelos meus amigos homens, adoro-os! Nada me dá mais prazer que discutir com eles política, futebol e o que mais houver. Claro que quase sempre acabamos por falar sobre mulheres. Aqui tenho que fazer uma distinção entre os meus amigos casados, como o Carlinhos e o Neto, com quem falo sobretudo de política, trabalho (já trabalhei com eles e agora sofro de saudosismo agudo) e futebol, e os solteiros. Entre os solteiros, tenho aqueles que mantém um certo ar de reserva e mistério quanto às suas relações e tenho os que me contam mais ou menos o que se passa na vida deles. E claro, sou Amiga deles e farto-me de rir. Mas uma coisa é certa, eles são um bocadinho redutores em relação à sua visão do feminino. Para eles, as mulheres são uma espécie rara e totalmente incompreensível que anda à procura de um casamento e que para atingir esse objectivo está disposta a tudo. As escolhas deles baseiam-se em dois factores interessantes. A durabilidade que pretendem dar à relação, se for uma coisa rápida com duração máxima de uma semana só interessa o corpo e no corpo não interessa tudo, são digamos as linhas exteriores o que mais importa. Se, pelo contrário, a relação for para durar mais que uma semana, entram em linha de conta outros factores, tal como a inteligência e simpatia. Mas estes são os meus amigos, gosto mais deles do que de chocolate, e não me afectam grandemente as decisões deles. O meu problema é quando eu conheço um tipo que me interessa…

Então, no meio de muitos homens encontro um que me interessa. Proponho-me dar-lhe um bocadinho mais de atenção para ver o que é que acontece. Invariavelmente acontece o mesmo, escolhem uma putéfia qualquer que tem um sorriso delicodoce, um decote até ao umbigo e um cérebro do tamanho de meia ervilha. Não sou bonita, mas não sou um espavento, sou muito simpática (sobretudo com quem gosto e por quem sinto empatia) e sou inteligente. Então qual é o meu problema? Nenhum, quer dizer, não tenho o corpo com as dimensões que os homens consideram importantes, mamas e rabo em primeiro lugar, seguidos a curta distância pelas ancas. Ah, esqueci-me dos olhos, os meus são castanhos como os de quase todas as portuguesas, mas têm vida. As mulheres que eles escolhem têm invariavelmente olhos de carneiro mal morto. E tenho um defeito que aos olhos dos homens é imperdoável, penso. Pensar e agir em conformidade deixa a maioria dos homens paralisados. Mas já alguém viu um homem tomar uma decisão? É que eu ainda não! Tomar uma decisão implica o risco supremo, aquele cujo nome nem devia ser pronunciado, mas eu não tenho medo. O risco supremo é o compromisso. É por causa do compromisso que os homens não tomam decisões. Combina-se um ir tomar um café. Onde? Decide tu. Mas porque é que tenho que ser sempre eu a decidir? Porque no dia em que um homem decidir que quer ir tomar café à beira rio, ou à Versailles, ou ao Corte Inglês, compromete-se. Claro que isto só se passa lá na cabeça deles. Ninguém no seu juízo perfeito considera que escolher um local para tomar café implica compromisso, mas aquelas santas alminhas acham que sim…

Por isso, estou sozinha. O último fugiu assustado. Ainda estou para entender com o quê, mas já decidi que essa parte do meu passado vai ser exorcizada noutro lado. Ainda assim, a minha dúvida mantém-se, será que nasceram com alguma deficiência mental, genética ou se são deficientes emocionais? Se alguém souber a resposta, dê-ma! Eu agradeço.

22 Comments:

Blogger [_David_] said...

Olá!:)

Se nós marcamos o local do cafézinho voces mulheres teem que colocar sempre defeitos, por isso deixa-mos sempre à vossa escolha, pq sabemos que voces teem mais gosto pra isso que nós!;)

Beijinhos Maria

WwW.mylifeisamovie2.blogspot.com

August 07, 2005 12:39 AM  
Blogger Maríita said...

Olá David!
O café era só um exemplo menor das dificuldades que se vos levantam na altura de escolher.
Tive um professor meu na Universidade que nos dizia sempre: "meus amigos o difícil é escolher", ele é famoso por outras frases, mas esta é das que mais me marcou.
Infelizmente os homens têm graves dificuldades em optar, decidir, e ainda que seja uma opinião discutível, tendencialmente escolhem o que nós (mulheres) vemos a milhas de distância que é um erro.
Se vocês marcarem um cafézinho num sítio qualquer e fizerem pressão para lá ir com aquela pessoa que é para vocês especial, achas que ela se vai opôr? Ela vai adorar, porque é contigo e não com outro que quer estar.
Quando dizes que temos mais gosto para isso que os homens, não estou de acordo, os critérios de escolha é que são diferentes. Se escolho a Versailles é porque, para além dos melhores bolos de Lisboa, é um local romântico por excelência. Se escolho o Corte Inglês 7º piso é porque procuro intimidade, se ficamos na zona do supermercado, a mim, é como um tiro anti-romantismo a toda a prova...
A questão do café, coloca-se nos detalhes. Já alguma vez foste ao Bar do Guincho no Inverno, com a lareira acesa? Para além de ser um excelente local para estar com os amigos, é um local muito aconchegante...as mulheres são românticas. É só isso!
E infelizmente, vocês têm tendência a ficar com o primeiro que aparece.

August 07, 2005 1:55 PM  
Blogger Maríita said...

Toranjinha, sou uma novata nestas coisas dos blogues, mas tenho a certeza que um blogue só para falar das incongruências dos homens ia ser um sucesso, por outro lado, tenho a certeza que a eblogger pagava para nós nos irmos embora. Já viste a extensão dos nossos posts?
LOLOLOLOL

August 07, 2005 2:00 PM  
Blogger Salta Pocinhas said...

lolololol
Epah, os homens são assim mesmo... defeituosos :) senão seriam mulheres ;)
Não é que sejamos perfeitas, mas somos um nadinha (do tamanho do mundo) menos defeituosas
Beijokinhas linda!
P.S. Claro que também há homens à maneira, mas esses ou estão comprometidos ou são gays

August 07, 2005 4:50 PM  
Blogger smile said...

Homens, temos que nos unir! O mundo está perdido! Dão-lhes a emancipação e elas começam a falar mais do que devem... Enfim... Problemas do tempo moderno... lololol Tou a exagerar um bocado, mas isto é apenas para te dizer Maria que, tal como já o expressei no Blog da Toranjinha, acho o vosso tom de crítica exagerado e a cair para o ridículo...
Mas é normal, quando se perde invariavelmente colocamos as responsabilidade da nossa derrota em cima dos outros. Digamos que é uma forma de atenuar a nossa frustração. E isso é o pior, porque com esta atitude ficamos cegos e voltamos a bater consecutivamente com a cabeça na parede. Isto aplica-se tanto a homens como a mulheres.
Na questão do café concordo inteiramente com o David!
Salta Pocinhas, não sejas tão redutora...
;)

August 07, 2005 8:03 PM  
Blogger Salta Pocinhas said...

Não estou a ser redutora... Estou apenas a abster-me de publicitar os verdadeiros homens que conheço... que não são gays e estão desocupados ihihihih e alguns ocupados também, como o meu ;)
Fiquem bem!

August 08, 2005 11:32 AM  
Blogger Salta Pocinhas said...

ERRATA:
onde se lê 'ocupados' deve ler-se 'comprometidos' :P

August 08, 2005 11:34 AM  
Blogger Maríita said...

Smile!
Tens toda a razao! Estamos frustradas com os homens que conhecemos. Mas, como raparigas inteligentes, se conheceres uns tipos que sejam um bocadinho mais evoluidos, avisa-nos! Temos a mente aberta a novas experiencias!
Beijinhos, Maria
P.S. - E quem e que te disse a ti que eu perdi?

August 08, 2005 4:15 PM  
Blogger smile said...

lololololol ok Maria... Mas nesse caso eu não serei a pessoa mais indicada para te aconselhar algum homem mais evoluído...

Esta ideia é recorrente mas eu concordo plenamente com ela: o maior problema que atinje os casais e as relações é a falta de diálogo. Quantas vezes nos sentimos inseguros com determinados assuntos e não temos coragem de falar?? Já aconteceu com todos!! Homens e mulheres!! E quantas relações acabam por causa disso?? Enfim... Seria uma boa solução para homens e mulheres se entenderem melhor e acabarmos com estes clichés que tanto prejudicam os relacionamentos e que contribuem para ficarmos cada vez mais mudos...

August 08, 2005 8:09 PM  
Blogger Maríita said...

Sabes o que e que eu acho de verdade? E que a maioria das pessoas tem medo de se mostrar como e na realidade, isto e valido para homens e mulheres, com todas as suas vulnerabilidades,duvidas inerentes a condicao humana e a falta de dialogo numa relacao e disso prova. No entanto, creio que o excesso de dialogo mata. Ou seja, existem espacos dentro de nos que sao nossos, e assim devem permanecer. Uma relacao nao deve ser uma invasao do campo do outro. Alias, normalmente quando temos alguma coisa que nao queremos dizer ao outro, e porque ainda nao a resolvemos dentro de nos.
Os nossos medos e anseios numa relacao so vao sendo ultrapassados a medida que conhecemos o outro e que o outro nos conhce a nos, as vezes nao e so o dialogo que resolve os problemas entre homens e mulheres, e o tempo.
P.S. - Entao e a "Brida"?

August 09, 2005 12:17 PM  
Blogger Ginja said...

Maria !!! Pá, acertaste em cheio...o primeiro defeito e o maior de todos é seres uma miúda que até tem dois palmos de testa. Acredita, não há nada que os ponha a fugir mais depressa. Ia dizer-te que te juntasses a mim e à Toranjinha, mas parece que ela já se adiantou. Ando de férias e sem muitas ideias, mas passa lá pelo blog e vai dando uma vista de olhos. Gostei dessa ideia de fazer uns posts sobre estes assuntos. Ui, as coisas que eu podia contar ....

August 09, 2005 12:21 PM  
Blogger Maríita said...

Ola Ginja!
Muito prazer em falar contigo. Ja te conheco muito bem, seja porque a toranjinha fala muito de ti, seja porque de vez em quando passo la pelo teu cantinho.
As ferias servem para descansar, nao para ter ideias iluminadas e brilhantes. Alias, parece-me uma condicao de sobrevivencia ao Verao nao ter ideias, tem-se mais sucesso ;-)!
Beijinhos e boas ferias,
Maria

August 09, 2005 1:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Há 6 anos atrás escolhemo-nos como amigas comuns, depois de nos termos detestado à 1ª vista. O motivo? É simples! Duas personalidades mto fortes q chocaram até ao dia q chegou mto em breve, em que estas duas alminhas chegaram à conclusão q o q tinham era MUITO em comum.Salvo raras excepções dos visitantes deste blog, sou talvez a q melhor compreende cada palavra e cada linha do que escreveste pk tive a sorte de acompanhar em todos os momentos.A minha opinião vai 100% de encontro à tua, assim como de encontro à de todos aqueles q de algum modo já sofreram uma ou várias desilusões amorosas.O muro, às vezes até castelo com muralhas edificadas, constroi-se, e de repente entra alguém de mansinho e sem dar-mos por ela, a pessoa instala-se.A desilusão segue-se.Felizmente há excepções, e essas excepções confirmam a regra, por isso não podemos desistir da raça masculina!Pk meus caros, ou isso, ou viro lésbica, coisa q não faz parte dos meus planos mais estratosféricos!A questão está em q, embora sejam incapazes de ter "tomates"(desculpem a expressão mas sou nortenha de gema!)e tomar decisões, tb eles já se esborracharam e andam não com um, mas com os dois pés atrás e desistiram de acreditar no q é sentir-nos vibrar da cabeça até aos pés e ter vontade de estar com a outra pessoa minuto após minuto, nas horas boas e nas más.Assim k sentem minimamente estes calafrios e vêem k de algum modo, sem querer, se estão a tornar dependentes de nós, dão de frosques, põem-se a milhas, pk estão (como nós) a ver o filme todo correr diante dos olhos deles. Tb nós nos instalamos dentro da muralha deles. A diferença é o modo com que lidamos com a situação. As mulheres refugiam-se dentro da carapaça, e eles noutra, ou em várias mulheres, como bem disseste, com o cérebro do tamanho duma ervilha.E sabes pk? Pk dessas não custa eles descartarem-se e não sentirem remorsos por terem magoado alguém de quem realmente gostavam.Tão mais fácil, não é amigos homens?
Por isso não desisto,há-de haver por aí alguém que será capaz de saber entrar na minha carapaça e vice-versa, sem medos, sem levar frustações anteriores, sem mágoas, só com carinho e muita vontade de estar com uma mulher que seja mais que uma namorada bonitinha de aparência, ou boa na cama. Será alguém com capacidade para apreciar uma mulher inteligente, independente, capaz, companheira, amiga, solidária, que os ame com tudo, com garra, de quem eles não sintam medo de ser ultrapassados, mas sim que te admirem EXACTAMENTE como és! Mulher inteira, forte, com convicções, bem humorada e com sentido de humor aguçado, doce, meiga como só tu sabes ser, disposta a tudo!Por que é assim que eu te vejo minha Amiga, a Amiga que verga, mas nunca parte!!!
Bjs!

August 09, 2005 6:04 PM  
Blogger smile said...

Uma excepção cumprimenta-te: Olá andorinha! Bem vinda ao debate!!

August 09, 2005 10:04 PM  
Blogger smile said...

A Brida tá em stand by... lolol Qd acabar de ler aviso... É que em férias não tenho horários... E às vezes nem tempo....

August 10, 2005 1:39 AM  
Blogger Unknown said...

Olá Maria.

Há realmente homens que pensam como tu dizes.

Mas conheço uns quantos que são verdadeiros e sensíveis, com os quais se pode comunicar, que estão mais interessados em amar e relacionar-se com as mulheres do que em encará-las como "presas" ou pedaços de carne.

Mas uma coisa é verdade (pelo menos de acordo com a minha experiência de vida), todos os que pertencem a essa segunda categoria têm um elemento em comum: acreditam em algo para além da materialidade, numa transcendência que é Deus. Até hoje, todos os homens "verdadeiros" e honestos que conheci passaram por uma experiência de fé que os transformou.

E digo o mesmo das mulheres. Não acho que nós, mulheres, sejamos melhores que eles. Sabemos ser tão estúpidas e cabras quanto eles sabem ser desonestos e porcos. Todos, homens e mulheres, precisamos de encontrar a paz que só Deus pode dar, e deixar-nos transformar por ela.

Se quiseres conhecer o pensamento de dois homens diferentes, vai a:

www.mypreciousthings.blogspot.com
www.pringicfb.blogspot.com

August 10, 2005 11:47 AM  
Blogger Maríita said...

Andorinha linda,
Dentro de pouco vais fazer a tua migração estival...vou sentir muito a tua falta. Mas é uma migração de dez dias e enfim, lá suportarei a distância.
Às vezes amiga, penso que vou quebrar mesmo, mas depois penso em tudo o que de bom há e passa-me logo o medo das relações e das muralhas.
Sabes uma coisa? Somos tão parecidas que até assusta.
Beijinhos

August 10, 2005 8:54 PM  
Blogger Maríita said...

Olá Smile!
Que inveja das tuas férias. Eu também gosto desses momentos em que não há horários para nada, infelizmente este ano vou ter muito poucas férias...mudei de trabalho à pouco.
Fico contente por seres um homem "da excepção", sabe sempre bem ouvir que existem.
Lê a Brida com calma e depois conversamos.
Beijocas e continuação de boas férias

August 10, 2005 8:58 PM  
Blogger Maríita said...

Olá Catarina,
Obrigada pela tua proposta de visita a outros espaços, irei assim que puder, gosto de ler novas coisas.
Não sei se o que altera as pessoas é terem fé ou não, se é acreditarem em Deus ou não. Mas tenho a certeza que a educação e os princípios que regem cada um, ditam muito do nosso comportamento.
Obrigada pelo teu comentário,
Maria

August 10, 2005 9:01 PM  
Blogger Ginja said...

Sabem meninas ... às vezes em filmes de comer pipocas saltam umas frases muito verdadeiras e há umas quantas de que a gente não se esquece . Em "Jerry McGuire" uma das personagens principais dizia: man are the enemy, but I still love the enemy. E é mesmo assim . Uma noção muito cristã, agora que penso nisso . Mas não digo que não a um belo ateu, acho-os em geral bastante mais interessantes, só pelo desafio intelectual ;)

August 13, 2005 8:00 PM  
Blogger Ginja said...

Ah e uma para a Andorinha. Sabes, acho mesmo que todos fazemos asneiras, homens e mulheres, só que por qualquer razão os meninos são quase sempre menos intuitivos quanto ao facto de perceberem que estão a forçar situações de depois não se sabe sair. Eu própria, em alturas de maior fragilidade pessoal, teria deliberadamente e egoisticamente magoado pessoas de quem gosto se não tivesse já aprendido o que é estar do outro lado do jogo e sair magoado(a). Acredito que por vezes se estraga uma amizade fantástica entre um rapaz e uma rapariga por ingenuidade; porque não se sabe ver e esclarecer a tempo que alguém está a ser mais afectado do que se pretendia . Já me aconteceu . Mas, no fundo, por mais que se queira por toda a culpa no outro, não há ninguém inocente nesse processo .

August 13, 2005 8:09 PM  
Blogger João Magriço said...

Querida Maria, sem te ter visto muitas vezes, nós os dois somos iguais e sabemos disso. O que htu sentes pelos homens, aquele sentimento de frustação, eu sinto pelas mulheres. Também não percebo porquê.
Sei que já cometi muitos erros, e percebo o que queres dizer com a falta de decisão, mas também já me aconteceu o contrário, arriscar e decidir e elas fugirem por outra razão qlq.
Eu por mim só daqueles, como a Catarina descreveu, que acreditam em Deus, como bem sabes e por isso sempre fiz selecção nas minhas escolhas de mulheres. Sim, gosto de mulheres bonitas e bem feitas, mas não foram as únicas de quem já gostei, também gostei das menos bonitas por assim dizer, e o resultado foi o mesmo.
Sabes, às vezes não tem a ver com ser bela ou não, aliás, as feias também se casam. Tem a ver com ainda não termos encontrado aquela pessoa que nos preenche, e que nós preenchemos. Eu acredito que Deus a terá guardada para nós, mas no Seu tempo, e não no nosso.
Um grande beijinho

Ps-Mas o que mais me chateia é quando dizem que somos umas pessoas fantásticas, grds amigos, cheios de qualidade e que não querem nada a ver connosco...

August 18, 2005 6:49 PM  

Post a Comment

<< Home