Thursday, July 07, 2005

"London Bridge is falling down"

Apesar do título levar a pensar na canção que se aprende quando se é pequeno, hoje Londres foi alvo de um atentado que causou, até ao momento, um número de 37 mortos, cerca de 700 feridos.
O atentado foi, planeado para coincidir com o inicio da cimeira do G8.
É tanto mais chocante quanto há dias o Mundo deu as mãos para tentar ajudar África e combater a pobreza. Parece que parte da humanidade se esqueceu…
Enquanto os líderes políticos se desdobram em conferências e em discursos separando radicalismo islâmico do Islão, a verdade é que as pessoas responderam a este acto com outro, no meu entender, comovente.
Numa altura em que os ódios, as invejas e as desconfianças se espalham pelo mundo, foi comovente assistir a todos os que tinham amigos, conhecidos ou familiares a ligar-lhes a perguntar como estavam e se podiam ajudar.
Claro que quis saber dos meus amigos que estão em Londres e claro que os queria ajudar, mas a minha pergunta, agora, mais sereno é: mas como é que os podia ajudar a esta distância?
É curioso como nunca nos ocorrem estas coisas, só queremos ajudar como for possível.
Esta é, na minha opinião, o grande triunfo sobre qualquer atentado, enquanto nos preocuparmos uns com os outros e tentarmos, mesmo estando limitados, ajudar.
Não me vou referir à resistência britânica que ficou patente na Segunda Grande Guerra durante o Blitz porque acho que não é uma questão de um povo apenas, mas sim de toda a sociedade a escala mundial, não que defenda uma guerra de civilizações, mas acredito que é o combate pela civilização e todos devemos interrogarmo-nos sobre o porquê destes ataques, quais as verdadeiras causas e qual a quota-parte de responsabilidade que todos temos.
Termino com a letra de uma música Imagine de John Lennon:

Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isn't hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the people
living life in peace...

Imagine no possessions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of man,
Imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I'm a dreamer,
but I'm not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home