Tuesday, January 02, 2007

Sorria…

Nunca vos aconteceu conhecer alguém que defende que a vida só faz sentido se estivermos sempre a sorrir, que nunca tem qualquer problema ou percalço?

Já conheci algumas pessoas assim e curiosamente nunca ficou relação com nenhuma dessas pessoas.

Desconfio das pessoas a quem a vida corre sempre bem, que nunca têm momentos mais complicados e cujo remédio para todos os males está em sorrir.

Não acredito que a vida seja um castigo, longe disso, acho que tem bons momentos e outros menos bons (ou maus se preferirem). Como em tudo no mundo, parece que alguma entidade se encarrega por temperar os acontecimentos e por isso há de tudo um pouco e o resultado final será doce ou amargo consoante a capacidade que temos.

Voltando atrás, às pessoas que passam a vida a apregoar que são felizes, com uma insistência que para além de incómoda faz com que as dúvidas se acentuem ainda mais, incomodam-me tanto mais quanto tentam vender o seu ideal de qualquer forma, com uma insistência e às vezes uma intolerância que não deixa de me surpreender.

Pergunto-me se uma vez o pano corrido, as luzes apagadas o sentimento não será um tremendo vazio?

Se a vida é um palco e todos nós somos actores, diria que há a necessidade de actores cómicos bem como de actores trágicos. Lembrando-me da peça de teatro: “As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos” – “(…)deixemos as comédias porque em Shakespeare o que tem verdadeira graça são as tragédias.”

Num mundo em que cada vez mais vou conhecendo pessoas que sentem medo de viver – provavelmente eu estou também incluído nelas – parece que há uma nova tendência que é a de acreditar que tudo é bom, e o que não é são fatalidades que temos de encarar com naturalidade.

Recuso-me a encarar uma série de coisas com naturalidade porque não fui feito para aceitar determinados comportamentos ou resultados de comportamentos alheios.
Se me resignasse e aceitasse tudo o que se passa de mau em torno de mim como uma fatalidade não seria eu um fantoche?

Não me conformo com várias coisas e é esse meu inconformismo, que apesar de ter os seus engulhos, me permite enfrentar as situações e correr os riscos inerentes a tomar decisões.

No fundo, ao longo da vida temos que tomar decisões, decidir se ficamos, se partimos, se aceitamos, se protestamos, se mudamos de emprego, etc., etc., etc..

O que é também verdade é que as nossas decisões têm consequências, umas que nos afectam só a nós, outras que afectam também outras pessoas. Como é possível sorrir-se quando sabemos que as decisões que tomámos magoaram outros? Não é uma crueldade?

A ideia do pensamento positivo é importante e não a nego mas acho é que na ânsia de se ser positivo, de se ser (ou será parecer?) feliz as pessoas andam todas numa correria stressante para contrariarem os momentos em que se sentem mais tristes e ansiosas.

Há cursos de relaxação, cursos de autocrítica (para aprender a rir-se de si mesmo), cursos de gestão de tempo para aprender a descansar, cursos para isto e para aquilo, numa verdadeira panóplia de ofertas que visam o relaxamento, o sorrir e a felicidade.

Talvez eu devesse sorrir mais, mas se o fizer quero que seja porque me sinto satisfeito e feliz e não porque me é imposto por um qualquer ideal de vida.

Possivelmente e no fundo talvez sinta alguma inveja de uma aparente visão despreocupada do mundo e da vida. Não sei, é algo para pensar…

2 Comments:

Blogger Eumesma said...

Olá

De vez quando passo pelo teu blog, mas só hoje me decidi a comentar...

Existe de facto "mta fachada", mto pessoal a tentar transmitir uma ideia que não é de todo verdadeira aos outros.
Acho que o fazem para se convencer a sim mesmos, que está tudo mto bem, porque só dessa maneira conseguem encarar as adversidades que a vida lhes apresenta...
Mas o que intressa na minha opinião é sermos fiéis a nós próprios, e se estamos alegres o demosntrarmos, mas se não estivermo mostrarmos isso mesmo.
É claro que se optarmos por seguir (pk assim o sentimos) o segundo caminho mtas vezes, corremos o risco, de se afastarem de nós, mas isso é um outro assunto...

Desculpa a resposta enorme, mas gosto de assuntos que me "digam algo"...:-)

January 07, 2007 9:25 PM  
Anonymous Curtain Cleaning South Whittier said...

Thankks for sharing this

October 28, 2022 8:49 AM  

Post a Comment

<< Home