Tuesday, January 02, 2007

Hein???

Descobri que afinal sou má pessoa. É verdade e não vale a pena escamotear.

Não entendo esta moda dos rapazes/homens fazerem promessas que no fundo não pretendem cumprir e arranjarem sempre mil e uma desculpas. É um desfile sem fim em que não faltam promessas de Lua e os mais arrojados prometem inclusivamente o Sol.

Associadas a estas promessas impossíveis de satisfazer estão tantas vezes as “pequenas desculpas” em que há sempre um qualquer factor aleatório que os impede de cumprir. Não é que não queiram, porque querem e muito mas… há aqueles acontecimentos malvados que impedem, é uma sucessão de infortúnios que fazem o Candide parecer um favorecido da Fortuna.

Claro está que todos estão no seu papel natural (será mesmo?) mas depois é ver a desolação causada, as lágrimas derramadas, as almas amputadas e o medo que causam nas raparigas/mulheres.

Não se julgue que são só os homens (ou seja nós) que fazem isto, algumas delas também o fazem.

A questão é que quanto mais vamos conhecendo pessoas, mais vamos vendo almas feridas, algumas em carne viva, outras que sangram em contínuo e outras mesmo com gangrenas que como não são amputadas infectam todo o resto. Encontramos pessoas perdidas, com medo por tudo aquilo que já passaram.

E eu sou malvado, sou um sem-coração total. Não ficaram relações com as pessoas do meu passado amoroso. Não ficaram porque ao contrário da tão apregoada bondade, há coisas que não se perdoam, que não se esquecem.

Todos dizemos que desejamos o bem daqueles que amamos ou amámos, mas depois, quando os vemos por aí com outr@ pendurad@ no braço sentimos sempre um certo friozinho e às vezes uma ponta de inveja.

Desfiz-me do friozinho, deitei fora a inveja e abri mão das pessoas porque viver numa farsa em que nunca podemos dizer exactamente o que pensamos, em que nunca podemos discutir abertamente, em que tudo é uma rocambolesca dança de passos dificílimos em que tentamos acima não pisar o risco não é para mim. Prefiro dizer as coisas e partir a loiça do que viver numa qualquer relação morna e requentada.

Voltando atrás, não entendo esta falta de cuidado em que todos parecemos viver, em que sexo vale mais do que ternura, em que vale tudo para não se sentir só, em que as relações são escapes para as ralações.

Aparentemente anda tudo atrás de segurança e por isso tem-se uma pessoa e mais duas ou três na manga “just in case” – não se pretende intimidade, pretende-se distracção e no fim acaba-se por magoar uma série de pessoas que como é natural ficam traumatizadas.

São esses traumas que ficam e que se propagam fazendo com que cada vez mais as pessoas sejam egoístas na relação, não se dispõem a ceder em nada porque afinal cederam antes e magoaram-se. Num absolutismo total de posições, aquilo que torna uma relação numa relação que são as cedências de parte a parte para se atingir um ideal comum de relação não tem lugar e portanto em vez disso temos cada vez mais estranhos que vivem um com o outro, que se suportam mas que no fundo nem se conhecem.

Sinceramente, o que é que pretendem com estas atitudes idiotas, ridículas e totalmente irresponsáveis de prometerem só por prometer, alheados dos sentimentos dos outros?

Vale a pena, em nome de uma suposta felicidade impor a infelicidade a outros?

Que se faz às pessoas cuja alma ficou amputada ou gravemente doente porque acreditou uma vez nos outros?

E eu sou maldoso, recuso-me a prometer, recuso-me a pensar num plano B, não aceito fins tácitos, amizades requentadas, relações elaboradas só porque sim. Quiseram sair, então vão-se lá embora mas não digam que amam, que sentem o que quer que seja, sejam frios e assumam as coisas.

11 Comments:

Blogger taizinha said...

Que pessoa tão verdadeira que és. É verdade, e não são só os homens (isso era dantes...). Cada vez nos damos menos e queremos receber mais. Essa é que é a verdade.
Muito bem escrito. Gostei.

January 02, 2007 7:52 PM  
Blogger Firehawk said...

Eh pá isto é que é dar porrada. Ou estás cheio de nódoas negras ou esse coração já viu melhores dias. Espero que 2007 não continue neste tom. Todos fazemos asneira. Quer queiramos quer não. Ás vezes temos é que levar uma abanadela para percebermos. Se calhar acabaste de levar a tua!

January 03, 2007 12:59 AM  
Blogger Retalhos said...

Deixo a seguinte citação de Marcel Jouhandeau:
"Conhecer bem uma pessoa é tê-la amado e odiado." - isto é para pensares retrospectivamente.

Agora o meu comentário, para pensares algures no tempo e com sorte num espaço relacional: por vezes só depois de se ter encontrado as tais boas pessoas, por oposição às ditas más, é que nos moldamos enquanto más pessoas certas do que uma relação implica para além dos sentimentos, isto é, os dois seres com toda a sua personalidade, experiências prévias, motivações and so on.

January 03, 2007 1:08 PM  
Blogger Maríita said...

Ainda bem que não prometes, mas sei que estás sempre...

January 04, 2007 12:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu vim ca atraves do Zuko...
e...

e....

pah...

eu fiquei sem palavras.... realmente o Sr. Luis esta la!! ai esta esta!!!

January 04, 2007 1:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá...
Pois eu tambem vim através do Sr. Zuco e deixe-me dizer-lhe que fiquei sua fã!
É mesmo isto, não lhe falta uma vírgula ou palavra, muito bem!

Parabens pelo texto e coragem.

January 04, 2007 2:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu tb vim através do Zuco....

só me ocorre perguntar, será que são as tais pessoas que magoam e que iludem propositadamente ou será quem está do outro lado que na verdade vê aquilo que gostava mas não é a realidade? Será que não somos nós proprios que nos magoamos? que nos iludimos? será que quando aquela pessoa de quem gostamos tanto não diz directamente um não, partimos do principio de que é porque está a fim? muitas vezes nós proprios mascaramos a realidade, apenas porque assim é no momento mais fácil e porque somente não queremos encarar aquilo que há muito sabemos....

E depois, há obviamente, as pessoas inseguras e egoístas que usam os outros e vão fazendo colecção de "engates" just in case... como tu dizes....

De facto, como disse o Zuco, um belo post!

January 04, 2007 6:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bem... Depois de ter criado este movimento todo só me resta comentar.

Vou citar o Ali G:

RESPECT!

January 05, 2007 1:55 AM  
Blogger Luis said...

Olá a todos os que comentaram este texto.

Antes de mais obrigado pela visita (espero que voltem) e pelos comentários.

Retalhos, lembraste-me: "os extremos atraem-se" - sem duvida algo para pensar até porque quer o amor quer o ódio são sentimentos muito fortes que têm implicações na nossa vida. (estou há dias para ir visitar o teu cantinho mas ando a correr de um lado para o outro ;))

Niki, perguntas pertinentes que quem sabe não darão um postzinho mais lá para a frente neste blog.

Zuko, obrigado pela propaganda e pela visita, há um link prometido mas confesso que estou cheio de preguiça para mexer no template... Será durante esta semana!

January 08, 2007 3:23 AM  
Blogger Bia said...

Luis,
para alguém como eu, que está na berlinda, aguardando ver se o monstro que o fim dos relacionamentos traz se tornará real ou se se esvairá nos próximos dois dias, o seu post é dolorosamente real.
Um abraço.

January 08, 2007 11:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sim, verdades que desassossegam...

Vagueiam por aí muitas almas, extremamente susceptíveis. Almas que acabam por se proibirem a si próprias de sentir, de Ser... É assim que alcançam a sua paz (ilusória, digo eu) - acreditarem que não volta a acontecer.

Gosto do teu blog :)

January 11, 2007 6:08 PM  

Post a Comment

<< Home