Tuesday, March 14, 2006

Tradições

Havia um anúncio que dizia “A tradição já não é o que era”

À minha volta as tradições vão-se alterando a um ritmo alucinante, parece que do passado não resta nada e que ninguém quer que reste.

Há uma tradição que se arrisca a desaparecer e que a mim me dói vê-la desaparecer. Na minha universidade, no ramo em que estou há a tradição dos alunos finalistas convidarem os novos colegas que entram nesse ano para aquele ramo para um jantar na sede da ordem profissional da qual mais tarde faremos parte.
Não é um jantar qualquer, são convidados os professores do perfil e há como que uma “passagem de testemunho” entre quem sai e quem entra.
Somos o único curso a fazer isto e dentro do curso, somos o único perfil a fazê-lo.
Este jantar para além do simbolismo todo que tem, normalmente envolve ainda os antigos alunos que já formados costumam aparecer por lá, para uma agradável conversa, em que se discute de tudo um pouco.

Neste momento discute-se se se vai manter esta tradição ou alterar porque o jantar é muito caro.
Acho um argumento falacioso e estúpido. Não é caro atendendo ao que envolve de pessoal, de bebidas, de comida propriamente dita e mais do que tudo isto, é uma TRADIÇÃO.
Queixamo-nos que a nossa universidade é impessoal e fria, que somos tratados como ovelhas, que temos um número que nunca nos esquecemos porque fica marcado mas depois cortamos as tradições, aquilo que nos une e distingue.
Não compreendo, sinceramente não compreendo.

1 Comments:

Blogger DR said...

era tradição 90% dos alunos do técnico serem homens e 95% fazerem a barba. Felizmente essa tradição tem vindo a mudar :-)

March 16, 2006 11:09 AM  

Post a Comment

<< Home