Thursday, February 23, 2006

Sorrir

Ando com a cabeça muito longe deste mundo. Se por um lado faço uma viagem interior a uma série de acontecimentos do meu passado mais ou menos recente, por outro lado estou a olhar para o futuro.
Há uma frase que sempre ouvi que achava estúpida: “Os cemitérios estão cheios de insubstituíveis”
A verdade é que há coisas que acontecem sem que dependam de nós, e mesmo estando lá, muitas vezes não as podemos alterar.
Tanta coisa que não dependeu de mim, que não depende de mim, e que eu nem sequer posso ambicionar alterar.

Ao mesmo tempo estou substancialmente mais bem disposto. A vida é feita de uma série de escolhas. Eu comecei a fazer as minhas ou melhor, a tomar consciência das escolhas que tomei.
Poderia estar aqui a enumerar pontos a favor e contra, mas a verdade é que quando as tomei foram as que me pareceram as mais correctas e portanto, estão tomadas e muitas delas não são passíveis de alteração.

Oiço as críticas todas com um sorriso desconcertante – afinal não somos todos tão bons comentadores de bancada?
Uma coisa é comentar aquilo que não se sabe e se desconhece ou não se sente, a outra é estar lá e agir.
Todos teriam feito de forma diferente e aparentemente melhor – encolho os ombros – a decisão competia-me a mim e não a outros.

Já tive grandes problemas com toda a responsabilidade que assumi, mas a verdade é que a assumi porque outros não estavam em condições de a assumir, ou não a queriam assumir. Não significa que não me engane, é óbvio que me vou enganando como todos nós nos enganamos mas as coisas resolvem-se – sem stress…

Para quê andar de trombas e com pensamentos profundamente deprimentes? As coisas são o que são, com o que têm de bom e de mau. Se todos acham que sabem mais então deixá-los. A vida não é nem deve ser uma competição para ver quem é o melhor.
A minha solução pode não ser a de outros, mas desde que eu me sinta bem com ela, o que é que têm que ver com isso? Não prejudica ninguém e só a mim me diz respeito.

E assim sendo, parto para passeios solitários pelos sítios que gosto, leio outros livros, oiço outras músicas, procuro outros museus, outras coisas.

E vou sorrindo, afinal há tanta coisa que se pode aproveitar…

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

pois nem eu própria teria dito tão bem... é esse o espírito, é essa a atitude correcta... parabéns

February 24, 2006 9:12 PM  
Blogger inBluesY said...

e por falar em sorrisos :))))
bjs

February 25, 2006 12:35 AM  
Blogger João Magriço said...

"Se não vives como pensas, começas a pensar como vives." in Camino de S. Josemaria Escrivá

E nisto, q interessa o q os outros pensam?

Um grd abraço

February 28, 2006 2:29 AM  

Post a Comment

<< Home