Friday, September 07, 2007

O carteiro

Passaram já alguns anos desde que vi o filme “O carteiro de Pablo Neruda” – confesso que do filme ficou pouco na minha memória.

Lembro-me da bicicleta e da relação improvável entre o carteiro e o escritor, lembro-me da definição de metáfora que foi dada e que foi através dela que finalmente percebi o que era uma metáfora.

Lembro-me das conversas tranquilas entre os dois personagens do filme e da aparente calma em que tudo se desenrola.

Penso nas conversas tranquilas que tive com algumas pessoas – uma em particular – e nas conversas ásperas que tive e tenho com outras – duas em particular.

Curiosamente, os sentimentos em relação a essas pessoas seriam próximos mas a relação é que é totalmente diferente. Porque haverá tamanha diferença?

Creio que passa sobretudo pelo respeito que uns granjeiam e que os outros de uma forma ou outra perderam.

No meio de um conturbado processo mental, cada vez mais me convenço que muito de uma relação passa pelo respeito. O respeito que o escritor e o carteiro tinham um pelo outro…

Quando todos falam do descrédito que as mais diversas profissões vão tendo, quando se fala no descrédito da classe política, raramente se fala em respeito.

Haverá por certo quem se levante logo em brados lembrando que o “respeitinho” era de outros tempos – é verdade – mas do que falo não é de “respeitinho” é de se dar ao respeito, é ter a capacidade de ser respeitado não através do medo mas do exemplo, é o ser capaz de ter a confiança das pessoas.



0 Comments:

Post a Comment

<< Home