Friday, July 06, 2007

Pequenos gestos

Há pequenas diferenças entre as pessoas, umas, por razões várias são dependentes, e outras são, como a maioria é, independente.

Estar com pessoas que são dependentes cujas acções são muitas vezes ditadas pela acção de terceiros faz-me dar graças por ter na minha mão a capacidade de decidir.

Trará angústias, dúvidas, responsabilidades, mas antes ser livre naquilo que a vida nos permite do que viver preso dentro de mim e sob ordens.

A quem tem que cuidar das pessoas que são dependentes, o mínimo que se lhe exige é que tenham respeito pelas pessoas, que as tratem com dignidade, com o afecto que lhe falta.

Por tudo aquilo que vi, pela dor que está lá mas não se expressa, pela vergonha que não se assume, pela ausência de verdadeiro respeito, bem posso dizer que se o Inferno existe, duvido que seja muito pior do que aquilo que vi.

Ficaram as imagens de duas pessoas, externas que tentaram o melhor que podiam e conseguiam, numa situação complicada, não acentuar mais as diferenças. Fica aqui o registo da indignação que qualquer ser humano deve sentir, fica aqui a marca de que vi e senti mesmo sabendo que está para lá da minha capacidade ajuda.



"The show must go on" - Queen

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

É um assunto delicado, pois o dependente também pode escravizar o que lhe auxilía, tornando-se uma situação muito penosa para ambos! A de se ter sempre em voga a sinceridade e o repseito, como bem frisaste!

July 07, 2007 6:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Luís, não te conheço de parte nenhuma, mas tenho o teu blog nos meus favoritos há imenso tempo, e de vez em quando venho ler-te, em parte por causa do nome do blog :-) Mas hoje vou desligar o MEU complicómetro e atrever-me a comentar.

July 08, 2007 1:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

O que é isso de ser independente? Tu és sempre tu; eu sou sempre eu, mas vivemos num "recinto antropológico" de interacção com os outros.
A parte boa de ser "dependente", para mim, traduz-se em aprender algo de novo com os meus iguais...
Ou com os meus diferentes!

Mas estou a falar em sentido genérico.
Quando falas em pessoas diferentes e dependentes, dor e vergonha... estás a referir-te a algo mais... acho eu. Estás?

July 08, 2007 2:16 PM  
Blogger CaCo said...

Desapareci uns tempos (às vezes faz falta) mas já voltei. Folgo saber que tu também.

Ainda não li todas as tuas complicações. Esta é dura. Uma vez conheci uma velhinha, muito velhinha (sempre a conheci velhinha) e bem disposta. Ficou acamada. Quando a visitei disse-me: - Pedi tanto a Nosso Senhor que não me deixasse assim que ele se enfadou de mim.

Esta a história de uma dependência física (que, felizmente - digo eu -, durou 8 dias). As dependências psicológicas é que são do caneco! (digo eu, outra vez)

July 09, 2007 7:49 PM  

Post a Comment

<< Home