Sunday, June 18, 2006

Arco-íris, duendes e potes de moedas de ouro

Segundo a lenda, se encontrarmos o fim do arco-íris encontraremos um pote com moedas de ouro aí escondido por duendes.

Na Galiza por exemplo, um arco-íris é sinal de uma bruxa a pentear-se.

E a tradição de se poder pedir 1 (ou 3) desejos sempre que se vê um arco-íris?

Afinal estamos só a falar de um fenómeno de refracção da luz que origina aquele espectro de cores – as cores primárias, aquelas que combinadas dão todas as cores que vemos.

É como se sentíssemos necessidade de associar a este fenómeno (bastante simples) um significado especial – revestimo-lo de uma aura de magia…

E a quantidade de arco-íris que vamos vendo na nossa vida? A quantidade de coisas banais que vemos, que sentimos, que pensamos, mas que por uma qualquer razão associamos a algo de especial – quantas vezes não se ouve dizer “Aquele momento foi mágico”?

Sendo no entanto o resultado de uma acção extraordinariamente simples, que podemos recrear em nossa casa de forma simples, tem uma beleza extraordinária.

A força das coisas simples é por vezes imensa – um simples “olá” ou um “bom dia” sorridente podem fazer com que o nosso dia se torne radioso.

Curioso como tudo o que é simples parece funcionar melhor.

Será que fomos feitos para adornos nas nossas acções?

5 Comments:

Blogger inBluesY said...

sabes, apesar de não entender bem a t/perg, a verdade é que nem sempre me importa saber tudo, é institivo, sempre foi e raramente me preocupei com isso, agrada-me.

no outro dia, num daqueles dias de muito calor, um pardal entrou e dormiu na m/marquise e adorei, ok n tem nada demais mas considerei aquilo como um bom sinal e acabou.

simples coisas :D

June 19, 2006 11:12 PM  
Blogger João Magriço said...

"Deus fez o homem recto, mas o homem inventa muitas complicações" Eclesiaste 7,29

Desde que comecei a ler a Biblia de uma ponta a outra esta foi a frase que mais me marcou. Tem cerca de 2300 anos, mas acho que explica um bocadinho o que estás a tentar dizer.

Abc

Ps-Qd tiveres tempo, lê o parágrafo anterior a este versículo, é de chorar a rir. Ah, lê com uma rapariga a ouvir, tem muito mais piada... :-p

June 20, 2006 10:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oh Compota!... Nesses tempos as mulheres eram consideradas impuras e inferiores e é isso que está lá demonstrado. Ou então eram as causadoras dos desvios e da loucura dos homens. É por essas e por outras que há quem leia a Bíblia, interpretando-a à letra e não que não aceita que a mulher possa fazer outra coisa que não cuidar da casa e ter filhos, preferencialmente toda tapada...

PS - Também tenho o projecto de ler a Bíbli toda, mas com uma motivação ligeiramente diferente ;Þ

June 21, 2006 10:34 AM  
Blogger João Magriço said...

Por isso é que eu disse que o parágrafo anterior era de morrer a rir, mas a frase aqui citada não se aplica somente áquela situação, mas a muitas mais.
Eu não estou a interpretar a Bíblia à letra, aliás, se o estivesse, não poderia citar esta frase neste contexto, pois não?
Qual é a tua motivação para ler a Bíblia que não seja conhecer a Palavra de Deus?

June 21, 2006 1:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

A minha motivação é a "curiosidade" [não religiosa] em conhecer o que os Homens escrevem. Com as diversas polémicas que existem em redor de outros evagelhos que a Igreja não reconhece, gostava de os poder ler todos. Digamos que é uma tentativa de compreender algumas atitutes tomadas, quer oficial, quer oficiosamente.

June 21, 2006 5:36 PM  

Post a Comment

<< Home