Thursday, October 13, 2005

Ovelhas?

"Rebanho" - Silva Porto - Museu Soares dos Reis, Porto

Muitos seguiram aquele caminho e não o outro. Porquê?
Em parte porque fizeram aquilo que se esperava deles.
E abrir novos trilhos?
A famosa massa crítica que existirá e que fará com que as prioridades, os desejos e as ambições da humanidade se alterem está-se a formar.
É espantoso ver como cada vez mais as pessoas procuram os seus próprios caminhos, independentemente dos outros e lá vão, com medo, fazendo das tripas coração e sendo "exploradores".
É uma atitude de coragem, quantas pessoas não estão fartas de ter que aturar as atitudes sobranceiras de uns quantos donos da verdade que nos ditam o que deve ser ou não feito? Duvidar daquilo que nos é dito é salutar até um certo ponto mas o curioso é que apesar de tudo, as pessoas acabam, mais cedo ou mais tarde por perceber o que é essencial.
Haverá uma receita universal para a felicidade? Acho que não, cada qual traça o seu caminho e assim chega à sua felicidade.
É curioso mas acho que não há felicidade universal.
No espaço de uma vida não há tempo para tudo, disseste-me que devia reorganizar as minhas prioridades. A resposta é que já as reorganizei, e foi por ter visto tudo aquilo que vi que estabeleci as minhas, sem duvida muito diferentes da maior parte das pessoas da minha idade.
Perdemos tanto tempo a discutir coisas insignificantes, a inferneziar a vida dos outros, perdidos numa guerrilha idiota, tentando demonstrar que somos capazes, que sabemos mais que o outro, que somos mais do que...
(SUSPIRO LONGO E PROFUNDO)
Faz falta a serenidade de quem sabe que é capaz mas não se gaba disso, faz quando é preciso e acabou.
Não defendo uma atitude de mosca morta mas sim uma atitude de tranquilidade face aos factos e às estranhas voltas que a vida dá.
Às vezes, mesmo não querendo, impomos aos outros "stresses" e tomadas de decisões exclusivamente pela diferença de objectivos na vida, por horizontes temporais indefinidos.
Horizontes temporais indefinidos - frase tão vaga como aquilo que quer dizer - tudo requer prazos. Será verdade? Não acredito, nem o facto de lançarmos para o futuro momentos de decisão deve ser encarado como algo de mau ou forma de pressionar quem quer que seja.
Há tantas coisas tão incertas, que são de uma forma hoje mas que amanhã são totalmente diferentes, não vale a pena complicar o que é fácil.
"Vida é o que acontece à nossa volta, enquanto estamos entretidos noutras coisas" - afirmou John Lennon
Nunca tinha percebido esta frase até há muito pouco tempo.
Sei que me estou a tornar repetitivo e monótono mas deixo aqui um repto a todos os que visitam este espaço: "Carpe Diem" - aproveitem bem cada momento especial que a vida nos traz.
"Todas as pessoas com que nos cruzamos trazem uma mensagem, resta saber se somos ou não capazes de a receber" - James Redfield
Afastei-me do tema mas é o resultado de escrever ao "sabor da pena"...
Trilhar o nosso próprio caminho é uma tarefa dificil...

2 Comments:

Blogger Maríita said...

É difícil e irritante, tem obstáculos que me tiram do sério. Desculpa lá aquilo de ontem, mas há coisas para as que não fui feita.

Mas, voltando ao assunto, cada pessoa escolhe o seu caminho para atingir a sua definição de felicidade, eu sei que na sexta passada disse uma série de disparates, mas porque a minha definição de felicidade é extremamente difícil de alcançar e porque o grau de exigência que tenho para comigo é enorme... bem, tu sabes vives comigo, né?
Beijocas, mana louca
P.S. - E não fizeste tu o erasmus, aí é que vias o que é "ovelhar"...

October 13, 2005 12:23 PM  
Blogger Unknown said...

Luis, o que tu escreves é realmente bonito e profundo. Provavelmente será por isso que muitas pessoas publicitam o teu blog.
Viver, hoje em dia, é, de todo, muitíssimo complicado e por vezes parece quase impossivel. A liberdade real , como a imaginamos, é , practicamente uma miragem.
Crescemos com um conceito de VONTADE PRÓPIA,QUERER E PODER e isso torna, no fundo, a liberdade limitada e controlada. Todos, ou quase todos, tentam impor-se e impor a sua vontade, liderar, controlar e , para além de retirar e limitar a liberdade das pessoas que estão próximas , acabamos por nos tornarmo-nos ou ser-mos obrigados a estar mais solitários, mais tristes , mais abandonados á nossa própria causa, a da felicidade. Qto menos exigentes, menos aspirarmos , menos tombos da-mos e, no fundo, somos felizes com as pequenas coisas da vida e do dia-a-dia. Um sorriso de alguém querido, uma conversa mais profunda, uma noite estrelada, um dia mais solarento...ç

October 24, 2005 4:52 PM  

Post a Comment

<< Home