Monday, May 09, 2005

A noite

É com a chegada da noite e com o silêncio que se instala que a minha mente foge, é quando começo a pensar naquilo que foi, o que gostaria que fosse e o que quero que seja.
À noite estou sozinho comigo mesmo e apesar de já ter passado algum tempo, ainda dou por mim a pensar como foi que duas pessoas que prometeram mundos e fundos uma à outra acabaram sem que sequer sejam actualmente capazes de falar.
Não falamos por minha causa bem sei, mas não teria nada de simpático para dizer nem sequer vontade de falar contigo por isso prefiro não te falar e nem sequer te ver.
Saíste da minha vida para nunca mais voltar (e não proferi estas palavras de forma vã).
Assim como tu saíste outros entraram e à noite, quando estou sozinho comigo mesmo e me sinto envolvido por aquele sentimento de solidão que todos conhecemos e que é aterrador, lembro-me de todos aqueles que entraram na minha vida, o que me trouxeram, o que me disseram e o que é que eu sinto em relação a eles.
Estar só é talvez a coisa mais difícil do mundo porque quando temos uma namorada (ou namorado) mesmo que as coisas não estejam bem, podemos partilhar grande parte dos pensamentos que nos atravessam e dos medos que nos trespassam. Estar só…
Alguma vez estamos verdadeiramente acompanhados?
Pode parecer a quem ler este texto que estou muito triste ou nostálgico mas não é nada disso. Aprendi a estar só mas eu que sempre fui rápido a julgar os outros cada vez mais percebo os porquês de algumas escolhas ou decisões que tomam. Quem diria, eu, o adepto do “isso não funciona, o melhor é mudar…” agora acho que cada qual escolhe o que para ele é melhor e muda quem acha que deve mudar e quem tem a estrutura que lhe permite ficar só.
O medo que tinha de ficar só abandonou-me, já não tenho medo de estar amorosamente só.
A noite é sem duvida a melhor conselheira que há desde que não nos deixemos levar pelo desespero e a angustia que caminham com a escuridão.
A noite pode ser aproveitada para pensarmos naquilo que durante o dia por causa do trabalho não pensamos e não vale a pena tentar não pensar porque mais tarde ou mais cedo os problemas que nos atormentam chegam e nós temos duas hipóteses, fugir deles ou encará-los.
A noite não nos permite fugir deles a não ser que tenhamos noites de fernezim mas isso é apenas adiar. Se aproveitarmos a noite para nos acalmarmos e pensar sobre o que queremos então podemos perceber como é que se contornam os problemas que nos afectam.
Quando estamos exaustos e já não estamos capazes de pensar mais e já só queremos é descansar e não só a nível físico, a noite pode ser a companheira ideal e quando nada disto funciona porque estamos hiper absorvidos nos nossos problemas e duvidas eis que surge a família para nos apoiar e suportar connosco o peso das nossas angustias, se a família não for suficiente então temos os nossos amigos.
Por muito que se sintam sós ou tristes, e de certeza que têm razões mais do que suficientes para isso, lembrem-se de todos aqueles que pensam em vocês e vos desejam que tudo vos corra bem. Acreditem em vocês e nas vossas capacidades, pensem positivo, tudo tem uma razão para acontecer, nós é que podemos não a entender.
Como me disse uma vez uma das pessoas que mais respeito:

Deus coloca no nosso caminho as dificuldades na justa medida das nossas capacidades e não é para nos fazer desistir mas sim para que nos superemos

Superem-se e lembrem-se de todos aqueles que gostam de vocês tal como vocês são e que se preocupam em saber se estão bem e se as coisas vos correm bem.

1 Comments:

Blogger Salta Pocinhas said...

Costuma dizer-se que a noite é boa conselheira [juntamente com a almofada ;)]... MAs a experiência diz-me que nem sempre é assim. Por vezes, à noite, os nossos fantasmas tomam proporções desmesuradas e assustadoras. Hoje, por exemplo tive dois sonhos horríveis. E um deles envolvia a minha princesa. Não me lembro de ter sentido tanto medo...

May 12, 2005 10:08 AM  

Post a Comment

<< Home