Thursday, April 14, 2005

Os amigos

Ser-se amigo de alguém é talvez a maior responsabilidade que alguém pode ter.
Ser-se amigo não é dizer sempre que sim ao outro, às vezes o verdadeiro amigo é aquele que diz que não e que discute connosco dizendo que nós não temos razão.
Ser amigo de outra pessoa implica que a defenderemos qualquer que seja a altura mesmo não concordando com ela e dizer-lhe isso em particular mas mostrar para fora uma união impecável e à prova de bala.
Não entendo o crescente unanimismo em que as relações caem, em que todos têm as mesmas opiniões e as mesmas ideias. Há um provérbio que diz: “Cada ovelha a sua parelha” mas parece-me que começa a haver exagero na “aplicação” deste provérbio.
É verdade que um grupo de amigos tem interesses comuns mas daí a que não haja quase espaço para a diferença é demais. Será que entrámos na fase das ovelhas? Em que todos pertencemos ao mesmo rebanho não nos distinguindo uns dos outros?
Ser-se amigo não é falar todos os dias uns com os outros, é ser aquele que quando é necessário e sem que sequer tenhamos que pedir, ele aparece munido de toda a sua força para nos ajudar e defender. Mas ser-se amigo é muito mais que tudo isto, é ser aquele que é capaz de nos chamar à realidade, de nos sacudir, de nos dizer as coisas mais desagradáveis sem qualquer intuito ofensivo mas sim visando a melhoria do nosso estado.
Ser-se amigo não é ser aquele com o qual vamos para os copos ou para a farra, porque pessoas para isso há a pontapés e basta estar na mó de cima que aparecem às centenas, amigo é aquele que até é capaz de não ir connosco para estas coisas todas mas que quando estamos na mó de baixo aparece e mesmo sem se esperar nos diz qualquer coisa que nos fala directamente ao coração.
Ter um amigo é ter alguém que nos julga exactamente por aquilo que somos, sem ter preconceitos ou se os tem, diz-nos à partida. É ter um fiel na balança que é a vida, uma garantia de apoio incondicional. Ter-se um amigo implica também que nós sejamos capazes de os manter e de os apoiar quando eles precisam e perceber que não pode ser só num sentido, implica receber e dar em troca.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home