Sunday, May 14, 2006

Reflexões/pensamentos soltos

Ontem perguntaram-me porquê que tinha discutido com um determinado amigo meu, e a resposta foi para mim óbvia porque prefiro as coisas preto no branco do que acordos tácitos ou silêncios comprometedores.

Amigos ou não, isso não implica que não diga que desgosto de determinadas atitudes e que não prefira uma conversa mais áspera mas clarificadora do que uma insinuação pouco clara.

Sou assim, prefiro as coisas às claras – se gosto, gosto e digo; se não gosto, não gosto e digo.

Há tanta coisa tão turva na nossa vida que escusamos de a complicar mais. Se somos amigos não há razão para melindres por algum dos dois dizer que não está de acordo ou não gostou de determinado comportamento.

O facto é que os sentimentos, se são verdadeiros não são voláteis, não deixam de existir só porque sim.

Aqui sou genérico, tanto se aplica à amizade como ao amor – se é verdadeiro não é volátil. Podemos errar no caminho até lá porque não nascemos ensinados e cada qual é diferente, tem as suas susceptibilidades próprias, as suas manias, os seus prazeres pessoais dos quais eu não tenho que ser (nem sou) adepto de todos ou sequer gostar de todos. No entanto isto não retira nada ao sentimento seja ele de amizade ou amor.

O nem sempre concordar é normal nem o encaro como algo de mau, seria estúpido se estivéssemos sempre de acordo, seríamos uns graxistas ou uns totós.

Preocupo-me com a J. que está longe e às vezes não muito bem, preocupo-me com a S. e as suas duvidas existenciais e de namoros, preocupo-me com o J. que anda em fase de mudanças profundas sem no entanto poder parar o mundo para sair, preocupo-me com o C. que anda perdido no seu trabalho e não sei até que ponto se sente verdadeiramente bem, preocupo-me com… Seria uma lista longa mas as preocupações aqui descritas não têm significado “pesado” mas sim porque quero muito que a vida lhes corra de feição e que encontrem a felicidade deles – não é necessariamente igual ao meu conceito de felicidade nem os nossos objectivos são idênticos em muitas coisas.

E, no meio disto há as outras pessoas que vão passando pela minha vida e que me irritam – porque são todos “certinhos” e nada “desafina” (desculpem lá mas não é normal) ou porque são os crónicos “rebeldes” em que nada está bem e tudo tem uma explicação qualquer rebuscada que a psicologia eventualmente dará.

Há ainda aquelas pessoas com as quais me vou cruzando que sabem imenso daquilo que fazem, falam por siglas e de forma tão complexa que nem se entende o que dizem. Se sabem verdadeiramente ou se despistam qualquer um com aquela linguagem, opto pela segunda.

Uma coisa que me tira do sério é a mania de dar conselhos mesmo quando não se pede. Se fossem assim tão bons teriam a vida deles resolvida não era?

3 Comments:

Blogger Joanissima said...

Os Amigos não são sombras... Não têm que concordar quando nós concordamos... E os verdadeiros Amigos são aqueles que sabem gerir todas as diferenças...

Bom dia. Um beijo.

May 15, 2006 12:04 PM  
Blogger inBluesY said...

nada pior que um mal-entendido por explicar.

May 16, 2006 1:17 PM  
Blogger João Magriço said...

Mas sabes, às vezes o facto de não termos a nossa vida resolvida não nos impede de dar bons conselhos... "Faz o que eu digo e não o que eu faço"
Mas tens muita razão, e porque não gosto da tua cara e o digo abertamente :-p que tal um almoço para manter as novidades em dia?
Um grande abraço

May 16, 2006 2:49 PM  

Post a Comment

<< Home